Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Asssan Círculo lança livro sobre conservação da biodiversidade e modos de vida sustentáveis

Asssan Círculo lança livro sobre conservação da biodiversidade e modos de vida sustentáveis

Publicação, que está disponível virtualmente, foi elaborada em parceria com a UFSC, a UNISUL e a ONG Anama
08/04/2021 08:46

O Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Asssan Círculo/UFRGS) lançou em março o livro "Conservação da biodiversidade e modos de vida sustentáveis nas Lagoas do Sul do Brasil: a experiência de um plano de ação com enfoque territorial" que apresenta ações em andamento que fortalecem modos de vida sustentáveis e tradicionais e que conservam as espécies nativas ameaçadas de extinção. O livro está disponibilizado gratuitamente no formato digital através deste link. A publicação foi realizada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e a ONG Ação Nascente Maquiné (Anama).

Principal organizadora do trabalho, Gabriela Coelho explica que o livro surge no contexto do projeto "PANexus”, coordenado por ela junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovações. O projeto atua principalmente nas áreas do Plano de Ação Nacional (PAN) Lagoas do Sul e do Plano de Ação Territorial (PAT) Planalto Sul, abrangendo o Sul de Santa Catarina e o Norte do RS, nas áreas das restingas e da mata com araucária. “Ele [o projeto] trabalha em parceria com estes planos nacionais para espécies ameaçadas, se propondo a desenvolver as sinergias ou nexus entre as três seguranças, ao mesmo tempo em que promove a conservação da biodiversidade dentro do território do PAN", detalha a professora, que é também coordenadora do Asssan Círculo.

Para Gabriela, a pertinência do livro está no sentido de mostrar a política pública ambiental e a relevância dessas territorialidades para alcançar os objetivos que o Brasil assumiu ao ser signatário tanto da Convenção das  Nações Unidas quanto da Convenção da Diversidade Biológica. “Este livro representa também essa intersetorialidade das políticas e essas dinâmicas que existem nos territórios e que promovem a conservação da biodiversidade. Ele avança em vários paradigmas ao mostrar, a partir da simplicidade das ações que estão acontecendo, essa complexidade que está por trás, tanto das políticas ambientais quanto das políticas de ciência e tecnologia", acrescenta a pesquisadora.

O lançamento do livro contou com uma homenagem à líder comunitária do Quilombo Chácara da Cruz, no município de Tapes, Áurea Suzana Xavier Ramos, que faleceu no dia 20 de março de 2021. O quilombo teve participação na pesquisa e produção da obra. Suzana trabalhou por mais de 20 anos promovendo atendimento a cerca de 350 crianças, com refeições e cestas básicas. Além de alimentos, o trabalho social também incluía confecção de enxovais para bebês, com técnicas de crochê e tricô, destinados às famílias quilombolas e moradores da vila Arroio Teixeira.

Confira mais ações e projetos do Asssan Círculo em ufrgs.br/circulosociobiodiversidade.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000