Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Atualizado o cronograma para comparecimento para verificação das autodeclarações étnico-raciais

Atualizado o cronograma para comparecimento para verificação das autodeclarações étnico-raciais

Aferições dos candidatos classificados no Vestibular 2018 nas modalidades L2 e L4, para o primeiro semestre, ocorrem entre os dias 5 e 9 de fevereiro. L10 e L14 serão convocados posteriormente, ainda sem data definida
01/02/2018 11:10

A Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-Racial publicou a uma atualização na lista de dias e horários das sessões de aferição. Os candidatos classificados no Vestibular 2018 para o primeiro semestre devem comparecer, de acordo com o cronograma indicado no edital, entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A atualização priorizou os ingressantes no primeiro semestre. Os classificados para o segundo semestre serão aferidos em abril.

Estão convocados para o procedimento todos os classificados para o primeiro semestre que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas no ato de sua inscrição no Concurso Vestibular 2018, ingressantes pelas modalidades de reservas de vagas L2 e L4, conforme o disposto na Lei n°12 711/12. O cronograma deve ser conferido no edital, publicado no site da Coordenadoria de Ações Afirmativas. Para classificados nas modalidades L10 e L14, será feita convocação específica, ainda sem data prevista. Esses candidatos devem acompanhar as informações na página da UFRGS.

Para os candidatos pretos e pardos, a aferição será realizada por meio da constatação de que o estudante é visto socialmente como pertencente ao grupo racial declarado, com base em seu fenótipo. Além de cor da pele, serão consideradas outras características fenotípicas, como tipo de cabelo, formato do nariz e dos lábios. Esse procedimento é silencioso, e não é realizada entrevista com o candidato. Igual procedimento será adotado em relação aos pardos com ascendência indígena. A autodeclaração étnico - racial deverá ser preenchida e assinada presencialmente perante a Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico – Racial. No caso dos indígenas, a comprovação da autodeclaração será feita por meio da apresentação de documentação com validação das lideranças da comunidade de origem ou das instituições da área, conforme especificado no item 8.2 do edital do Vestibular.

As sessões ocorrerão no Auditório 1 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Ramiro Barcelos, 2.705 – Prédio 22.201 – Campus Saúde), nos turnos da manhã, com início às 8h, e a tarde, às 13h30. O horário limite para apresentação e identificação junto à comissão de organização é de 30 minutos antes do respectivo horário de início de cada sessão de verificação. Não será permitido acesso ao local de verificação após o horário estabelecido para apresentação do candidato.

Para participar da sessão de aferição, o candidato terá de apresentar documento de identificação oficial original com foto que contenha o número do documento de identificação usado para fins de inscrição no Concurso Vestibular 2018.

Os candidatos classificados pelo SiSU têm data de aferição prevista entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com edital de convocação a ser publicado em breve. Os ingressantes pelo Vestibular 2018 de novos chamamentos e de outros processos seletivos ainda não têm data de aferição prevista. Os classificados serão convocados por edital próprio da CPVA a ser divulgado na página da comissão.

Para mais informações, entre em contato com a comissão por meio do e-mail comissaodeverificacao@ufrgs.br.

A CPVA

A Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico – Racial foi instituída pela Decisão n. 212 de 2017 do CONSUN. É composta por 16 membros titulares (11 servidores da UFRGS - docentes e técnico-administrativos -, 3 discentes da UFRGS e 2 integrantes do Movimento Negro com vínculo na UFRGS) e por 4 membros suplentes (2 servidores da UFRGS, 1 discente da UFRGS e 1 integrante do Movimento Negro com vínculo na UFRGS) e terá acompanhamento, sem direito a voto, de 2 observadores do movimento negro.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000