Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Audição comentada do disco "Por favor, sucesso", lançado há 50 anos, ocorre nesta quarta-feira

Audição comentada do disco "Por favor, sucesso", lançado há 50 anos, ocorre nesta quarta-feira

Atividade do Núcleo de Estudos da Canção aborda o único álbum da banda de rock gaúcha Liverpool
21/10/2019 07:58

Na próxima quarta-feira, dia 23, acontece a edição de outubro do Núcleo de Estudos da Canção. A proposta do encontro é discutir o lendário álbum da banda de rock gaúcha Liverpool, Por favor, sucesso (1969), com a participação especial do baterista Edinho Espíndola e do cantor e compositor Fughetti Luz, integrantes da banda. A mediação da conversa será feita pelo músico e jornalista Arthur de Faria.

Vindos da Vila do IAPI, bairro operário de Porto Alegre, os integrantes da banda − que veio a se chamar posteriormente Bicho da Seda − reuniram, no disco, letras sobre a vida urbana e a busca pela liberdade, num contexto político que não limitou a expressão revolucionária do grupo. O único disco produzido pela banda recebeu forte influência do movimento tropicalista e do rock psicodélico. Com músicas de Carlinhos Hartlieb e da dupla Hermes Aquino e Laís Marques, o álbum lançou a banda no final da década de 60. A produção ultrapassou as fronteiras nacionais nos anos 2000, com relançamento do álbum no exterior. Com o sucesso, o grupo foi considerado pelos críticos como um clássico cult, sendo, inclusive, comparado aos Os Mutantes. Nesse cenário, Espíndola propõe uma análise do arranjo e da composição do disco, bem como do contexto da produção através das lentes de quem vivenciou de perto o processo.

O Liverpool de 1967 tinha na sua composição inicial Fughetti Luz no vocal; Mimi Lessa como guitarrista solo; Marcos Lessa na guitarra base; Wilmar Santana (Peco) no baixo e o baterista Edinho Espíndola. Com arranjos ousados e originais em Por favor, sucesso, o grupo consolidou-se como uma das mais importantes bandas da música popular e do rock progressivo do estado.

A audição ocorre às 19h, na Sala Araucária do Centro Cultural da UFRGS (Av. Luiz Englert, 333 – Campus Centro). Entrada franca.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000