Bacharelado em Saúde Coletiva é reconhecido pelo MEC com nota máxima
No último mês, o curso de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde – bacharelado em Saúde Coletiva foi submetido à avaliação do Ministério da Educação para reconhecimento. No processo, a graduação recebeu conceito 5, nota máxima de aprovação.
O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas, e deve ser solicitado pela instituição de ensino junto ao MEC quando tiver completado 50% de sua carga horária. A graduação em Saúde Coletiva é nova na UFRGS, tendo iniciado suas atividades em 2009, e está sediada na Escola de Enfermagem (Prédio 21103, Rua São Manoel, 963 - Campus Saúde).
Mercado de trabalho – O sanitarista é o profissional que se forma nesse curso, vinculado à área das Ciências da Saúde. Dentre suas atuações no mercado de trabalho estão auditoria em saúde, avaliação de programas e de serviços, economia da saúde, educação, gestão, informação e comunicação, promoção da saúde, medidas preventivas de caráter social na área e vigilância em saúde.
O sanitarista pode atuar em departamentos administrativos de secretarias de saúde, hospitais e unidades sanitárias, setores de formação e desenvolvimento de pessoal da área, unidades financeiras, de planejamento e de avaliação, hospitais e organizações sanitárias. Também pode exercer suas atividades em centros de vigilância e de controle de zoonoses e vetores, serviços da gestão ou de educação na área de saneamento e de meio ambiente. Faz parte das atribuições desse profissional o desenvolvimento de ações de educação popular na área de habitação e urbanismo, ações de promoção da saúde dirigidas aos ambientes de trabalho, educação, assistência social e ações de pesquisa e desenvolvimento em Ciência & Tecnologia para o setor da saúde.
Ingresso – Interessados em cursar Análise de Políticas e Sistemas de Saúde – bacharelado em Saúde Coletiva devem se inscrever no Concurso Vestibular da Universidade. O edital é publicado geralmente agosto, para ingresso a partir de março do ano seguinte. A UFRGS oferece, a cada vestibular, 60 vagas para a graduação (que inclui reserva de vagas para estudantes oriundos de escola pública e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas).
UFRGS Notícias nas redes sociais: