Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Bate-papo com Nair D'Agosatini marca lançamento de livro sobre o método Stanislávski

Bate-papo com Nair D'Agosatini marca lançamento de livro sobre o método Stanislávski

12/06/2019 08:18

O Centro Cultural da UFRGS recebe, no dia 13 de junho, o bate-papo com a diretora, pedagoga e pesquisadora Nair D'Agosatini. Primeira brasileira formada na Rússia a partir do método teatral de Constantin Stanislávski, Nair apresenta ao público o seu livro ‘Stanislávski e o Método da Análise Ativa: a criação do diretor e do autor’. O encontro contará com a mediação das professoras Cristiane Werlang, Inês Marocco e Patrícia Leonardelli.

Por décadas de sua vida, o ator e diretor de teatro russo pesquisou e desenvolveu técnicas que pudessem possibilitar ao intérprete e ao diretor performances realmente verdadeiras nas quais a plateia pudesse de fato acreditar. Em sua obra, Nair sistematiza seu domínio acerca da aplicação do método e documenta seu pioneirismo na transmissão deste legado no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), oferecendo ao leitor a chance de aproximar-se das ideias de um dos maiores nomes do teatro. A obra também inclui a tradução, direta do russo, dos estenogramas das últimas aulas-ensaios ministradas por Stanislávski sobre o novo método das ações físicas no Estúdio de Ópera e Arte Dramática, durante a análise e criação do papel de Hamlet para a peça homônima de Shakespeare.

O bate-papo ocorre no Auditório Ipê do Centro Cultural (Av. Engenheiro Luiz Englert, 333 – Campus Centro), a partir das 17h. Após o evento, acontece no mesmo local a sessão de autógrafos do livro. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000