Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Candidatos apontam "seu livro clássico" na Redação do Vestibular

Candidatos apontam "seu livro clássico" na Redação do Vestibular

Prova de Redação foi aplicada esta manhã juntamente com as 25 questões de Língua Portuguesa
06/01/2014 12:44

A prova de redação do Vestibular 2014, aplicada na manhã desta segunda-feira, dia 6, questionou os candidatos sobre que obra consideram “seu clássico”. Considerando ser um livro clássico para o leitor aquele apontado como de sua preferência, alvo de repetidas leituras, a redação exigiu dos estudantes citar uma obra, explicar por que ela mereceu lugar de destaque em sua vida e apresentar argumentos que justificassem a escolha.

Para servir de referência à elaboração do texto, foram fornecidos aos vestibulandos trechos de texto da filósofa Carolina Araújo, que cita o escritor Ítalo Calvino, com opiniões complementares sobre o que torna clássica uma obra. Para a filósofa, além de servir como referência acadêmica à formação, o clássico também se destaca por reinventar o passado, atuando em sintonia com o presente. Na opinião de Calvino, um clássico “ é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer”.

Os estudantes precisavam elaborar uma dissertação, com um título e extensão mínima de 30 linhas e máxima de 50 linhas.

A redação é avaliada em duas etapas, a analítica e a holística, por diferentes corretores. Caso haja discrepância entre as notas, o texto será analisado por um terceiro examinador, que irá ponderar e equilibrar as duas avaliações anteriores.

Os candidatos também responderam, na manhã de hoje, às 25 questões da prova de Língua Portuguesa. O gabarito será divulgado a partir das 17 horas.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000