Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Candidatos devem confirmar interesse em seguir concorrendo a vagas do SiSU e Vestibular 2020

Candidatos devem confirmar interesse em seguir concorrendo a vagas do SiSU e Vestibular 2020

Processo deve ser feito até 24 de fevereiro. Aqueles que aguardam vaga nos dois processos seletivos precisam confirmar interesse duas vezes
18/02/2021 08:09

Abre às 9h desta quinta-feira, 18 de fevereiro, o prazo para que candidatos do SiSU 2020 e Vestibular 2020 que estejam com a situação “aguardando vaga” na Lista de Ordenamento Geral confirmem interesse em continuar concorrendo a eventuais vagas remanescentes. A confirmação deve ser realizada até as 23h59 do dia 24 de fevereiro, exclusivamente através do Portal do Candidato. Os candidatos que estão concorrendo nos dois processos seletivos devem confirmar interesse duas vezes. O objetivo dessa etapa é agilizar a ocupação das vagas remanescentes, garantindo maior eficiência ao processo.

Confira os editais:

Os candidatos devem acessar o Portal e anexar um documento de identificação atualizado. Esse documento precisa conter fotografia que permita a clara identificação do titular, estar em bom estado de conservação (sem rasuras ou adulterações) e ter sido expedido por Secretarias Estaduais de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal, ou por outros órgãos legalmente autorizados a emitir documento de identificação.

O candidato deve anexar o documento em um arquivo digitalizado de boa qualidade, no formato .pdf ou .jpg, com todas as informações legíveis e no máximo 5MB de tamanho. O nome do arquivo não pode conter “pontos”, por exemplo “joao.silva.PDF”. A forma correta de registro é retirar ou trocar o ponto que separa o nome por um traço, e também colocar a extensão do arquivo em letras minúsculas. Assim, as formas corretas de nomear o arquivo seriam “joao-silva.pdf” ou “joaosilva.pdf”.

A confirmação de interesse somente estará concluída após a emissão do comprovante pelo sistema, isto é, é necessário aguardar que o Portal emita esse comprovante. Os candidatos que não confirmarem interesse dentro do prazo e no formato estabelecido serão considerados renunciantes e não serão convocados em futuros editais de chamamento.

Candidatos que estejam concorrendo nos dois processos seletivos (SiSU e Vestibular) e desejem seguir na lista de espera dos dois concursos devem confirmar interesse em ambas as vagas. Caso queiram seguir concorrendo em um processo seletivo, basta confirmar apenas no concurso desejado.

A Comissão de Ingresso reforça que a confirmação de interesse não garante vaga, pois apenas assegura que o candidato continue na lista de espera. Os candidatos que confirmarem interesse só serão convocados em novos chamamentos caso existam vagas remanescentes, obedecendo à ordem de classificação e ao número de vagas remanescentes para cada modalidade de ingresso. Após confirmarem interesse, os candidatos devem seguir acompanhando os editais de chamamento – o próximo será publicado em 5 de março – e, caso convocados, realizar o processo de matrícula normalmente.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: ingresso@ufrgs.br.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000