Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Candidatos via SiSU por cotas precisam ler com atenção as exigências de cada ação afirmativa

Candidatos via SiSU por cotas precisam ler com atenção as exigências de cada ação afirmativa

Documentação comprobatória será exigida para ocupação efetiva da vaga. Simulador ajuda na indicação das modalidades às quais é possível concorrer
08/04/2021 12:48

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) está com inscrições abertas até esta sexta-feira, dia 9 de abril, por meio do site sisu.mec.gov.br. A UFRGS oferece 1.691 vagas no processo seletivo. Do total dessas vagas, 868 se destinam às modalidades de ações afirmativas, chamadas de cotas. A Universidade reforça que a utilização dos benefícios dessas vagas reservadas está condicionada à comprovação da condição selecionada, sendo que para todas elas é obrigatório o cumprimento de todo o Ensino Médio em Escola Pública. São oito modalidades que incluem ainda: a comprovação de renda inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa na família, a autodeclaração étnico-racial de pretos, pardos e indígenas e a condição de pessoa com deficiência.

Pelo SiSU, são oferecidas as seguintes modalidades: L1 – Egresso do Ensino Médio Público e comprovação de renda; L2 - Egresso do Ensino Médio Público, comprovação de renda e autodeclaração racial; L5 – Egresso do Ensino Médio Público; L6 - Egresso do Ensino Médio Público e autodeclaração racial; L9 – Egresso do Ensino Médio Público, pessoa com deficiência e comprovação de renda; L10 - Egresso do Ensino Médio Público, pessoa com deficiência, comprovação de renda e autodeclaração racial; L13 – Egresso do Ensino Médio Público e pessoa com deficiência; L14 - Egresso do Ensino Médio Público, pessoa com deficiência e autodeclaração racial. Para ajudar os candidatos, a UFRGS oferece o Simulador de Cotas, em que o candidato responde às perguntas básicas, e o site indica em qual ou quais modalidades ele se enquadra: http://bit.ly/simcotasufrgs .

A divulgação da lista de aprovados na chamada regular está prevista para 13 de abril, e entre os dias 14 (começando às 14h) e 19 de abril será realizado o processo de envio online dos documentos obrigatórios pelo Portal do Candidato. O candidato que optar por concorrer em uma das modalidades de cotas deve estar ciente de que é de sua inteira responsabilidade certificar-se de que atende aos requisitos exigidos e tem condições de apresentar toda a documentação solicitada na matrícula durante esse período, comprovando sua condição de acordo com a modalidade escolhida.

No Portal Ingresso estão relacionadas as principais perguntas sobre o processo de envio. Basta acessar www.ufrgs.br/ingresso e pesquisar por tema (Cotas, Étnico-Racial, Pessoas Com Deficiência, Comprovação de Renda e Matrícula/Documentação, entre outros) ou colocar um termo na busca. A Comissão de Ingresso também disponibiliza vídeos explicativos do processo:

 

 

 

 

 

 

 

Veja mais:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000