Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Censo de Desenvolvimento de Servidores recebe respostas até 25 de outubro

Censo de Desenvolvimento de Servidores recebe respostas até 25 de outubro

Nesta edição, a pesquisa será realizada em duas etapas no Portal do Servidor. A segunda fase ocorre em novembro
21/10/2019 11:25

Para dar continuidade ao aprimoramento das práticas de gestão de pessoas, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) realiza o Censo de Desenvolvimento de Servidores 2019. O Censo é um questionário eletrônico elaborado pela UFRGS com o objetivo de obter um diagnóstico junto aos servidores, docentes e técnico-administrativos, sobre diversos aspectos relacionados à gestão de pessoas.

O Censo 2019 está dividido em duas etapas. A primeira parte, cujo questionário está disponível para preenchimento até 25 de outubro, é uma pesquisa acadêmica que aborda aspectos institucionais e individuais relacionados ao bem-estar do servidor no trabalho. São perguntas que não constavam na edição anterior. Nesta etapa, o participante não será identificado, e a análise dos dados será apresentada de forma agrupada. Já a segunda etapa, que será aplicada de 1º a 30 de novembro, vai tratar de fatores referentes a formação, área de atuação, competências e preferências profissionais. O questionário pode ser acessado pelo Portal do Servidor, por meio do link https://www1.ufrgs.br/portalservicos/portalservicoslogin.php?Destino=censo-2019-suporte. É necessário realizar o login.

Os dados obtidos serão utilizados para ampliar as ações de promoção do bem-estar e do desenvolvimento no trabalho e para aperfeiçoar políticas e práticas de gestão de pessoas. As informações também servirão para a Universidade identificar aspectos que podem ser melhorados na administração das unidades. O Censo de Desenvolvimento de Servidores foi concebido como uma das etapas para a elaboração do sistema de Gestão por Competências na UFRGS, objetivo presente no Plano de Gestão 2016-2020.

Caso haja qualquer dificuldade em acessar o questionário online, por motivos técnicos ou pessoais, deve-se entrar em contato com a PROGESP pelo e-mail censo@progesp.ufrgs.br ou pelo telefone 3308-3015. No VI Salão EDUFRGS, que ocorre de 21 a 25 de outubro, também haverá um espaço para os servidores interessados em participar da 1ª etapa do Censo 2019 que necessitem de auxílio para responder as questões da pesquisa. Será na sala 206, no 2º andar do Prédio 43.211, no Campus do Vale.

Para maiores informações sobre a primeira etapa do Censo, por tratar-se de uma pesquisa acadêmica, o contato pode ser feito com os pesquisadores Cristiane Basso (cristiane.basso@progesp.ufrgs.br) e o professor Fernando Gonçalves Amaral (amaral@producao.ufrgs.br). A primeira edição do Censo de Desenvolvimento de Servidores foi realizada em 2017. Os resultados e ações feitas com base no Censo 2017 estão descritos no livro “Conhecer para Desenvolver: Resultados do 1º Censo de Desenvolvimento de Servidores”, disponível para download no site da PROGESP.

Confira o vídeo sobre o Censo de Desenvolvimento de Servidores 2019:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000