Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Centro Cultural da UFRGS sedia evento internacional sobre tecnologias livres

Centro Cultural da UFRGS sedia evento internacional sobre tecnologias livres

Realizado pela primeira vez no Brasil, encontro tem como tema “Ética, direitos humanos e tecnologias livres”
07/03/2019 08:24

Entre os dias 11 e 15 de março, ocorre o 4º Encontro Latino Americano e Caribenho para as Tecnologias Livres (TECNOx 4.0) no Centro Cultural da UFRGS, das 9h às 18h30. Essa é a primeira vez que o evento será realizado no Brasil, com o tema “Ética, direitos humanos e tecnologias livres”.  O objetivo do encontro é firmar uma rede de colaboração para a liberdade de conhecimento tecnológico na América Latina e no Caribe. O movimento está alinhado a outras iniciativas em âmbito global e regional, como o Global Open Science Hardware (GOSH) e a Declaración de Panamá de Ciencia Abierta, que objetivam tornar o Hardware Aberto para Ciência onipresente no mundo até 2025.

Esta edição contará com a presença de quatro representantes da UNESCO, dentre eles a diretora da cátedra Movimento Educativo Aberto para América Latina, María Soledad Ramíres Montoya, e o ex-coordenador da cátedra em Educação Aberta (2014-2018) Tel Amiel. O evento terá várias atividades abertas para o público em geral, inclusive com a participação de escolas.

O TECNOx diferencia-se dos demais eventos de tecnologia pelo fato dos participantes estarem envolvidos diretamente em projetos de impacto sócio-econômico-ambiental. A organização do evento é do Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física da UFRGS (CTA IF/UFRGS) e a Associação de Software Livre (ASL), organizadora do Fórum Internacional de Software Livre.

Mais informações e a programação completa podem ser obtidas no site do TECNOx 4.0.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000