Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Centro Cultural sedia encontro de embaixadores europeus

Centro Cultural sedia encontro de embaixadores europeus

Diplomatas se reuniram com a comunidade acadêmica para discutir cooperação e integração
06/12/2019 12:45

Galeria de imagens

O Centro Cultural da UFRGS foi a sede, nesta sexta-feira, 6, do encontro anual de embaixadores da União Europeia (UE) no Brasil. Ao longo da manhã, os painéis reuniram integrantes da comunidade acadêmica da UFRGS e diplomatas de 18 países para discutir temas como parcerias acadêmicas já existentes, novas oportunidades de cooperação e incentivo à cultura do empreendedorismo.

O acordo entre UE e Mercosul foi o tema da primeira apresentação da manhã, ministrada pelo embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez. Para ele, hoje o Brasil é um parceiro estratégico do bloco europeu, e, a partir do acordo, os demais países do Mercosul também o serão. O embaixador ressaltou benefícios dessa parceria, como o aumento da competitividade brasileira no mercado global, e explicou os próximos passos da tramitação do acordo, que ainda deve ser apresentado para o Conselho da União Europeia, pelo Parlamento do bloco e pelos legislativos de todos os países-membros.

O reitor Rui Oppermann falou sobre os espaços educativos na América Latina e no Caribe e as colaborações existentes com países europeus. “Tanto o Mercosul quanto a União Europeia são blocos políticos, mas também espaços educacionais. Aqui no Mercosul, estamos mais avançados na integração educacional do que na integração política”, afirmou. Como exemplos, Oppermann citou a realização da Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018), na Argentina, no ano passado, e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu.

O segundo painel da manhã teve como tema “Parcerias Acadêmicas UFRGS – União Europeia”. O vice-diretor do Instituto de Geociências, Nelson Gruber, expôs um histórico de projetos multilaterais nas áreas de geologia do petróleo, estudos sobre Antártida e criosfera e geologia costeira. O Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) foi apresentado pela professora da Faculdade de Direito Cláudia Lima Marques. Claudia explicou que a missão do CDEA é garantir a continuidade da cooperação entre Brasil e Alemanha, especificamente nas áreas de ciências humanas e sociais. “Em resumo, é um centro focado em globalização, sustentabilidade e diversidade cultural”, disse. Concluindo o segundo painel, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, destacou a intensidade dos acordos de cooperação entre os dois países. “Essa colaboração se estende por quase cinco décadas, e, hoje, temos 614 acordos entre universidades brasileiras e alemãs”, afirmou.

Inovação e tecnologia foram os temas do último painel, que teve como palestrantes o secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS, José Luis Duarte Ribeiro, o pró-reitor de Pesquisa da Universidade, Rafael Roesler, e o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen. Ribeiro apresentou uma visão geral, os mecanismos e os atores da transferência de tecnologia na UFRGS. “Hoje temos uma pesquisa muito forte na UFRGS, mas nas áreas de desenvolvimento e inovação, que demandam forte interação com empresas, ainda precisamos avançar”, declarou. Roesler trouxe números da ciência no Estado e exemplos de pesquisas desenvolvidas na UFRGS, especificamente nas áreas de saúde e de biotecnologia, que têm interface com inovação e tecnologia e já possuem algum tipo de cooperação com a UE. Já Leinonen falou sobre os desafios encontrados em seu país para a interação entre universidades e empresas. O diplomata também elencou alguns exemplos de setores com notável desenvolvimento na Finlândia, como a bioeconomia e a indústria de games. Por fim, encerrando a programação da manhã, um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais fez uma apresentação sobre o tratado UE-Mercosul.

Participaram do evento representantes de Alemanha, Finlândia, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Grécia, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia, além de professores, técnicos administrativos e alunos da UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000