Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Centro de Microscopia e Microanálise comemora 21 anos

Centro de Microscopia e Microanálise comemora 21 anos

13/04/2018 18:39

Galeria de imagens

Nesta sexta-feira, dia 13, foram comemorados os 21 anos do Centro de Microscopia e Microanálise (CMM). O centro multiusuário, atende usuários de graduação, pós-graduação e pesquisadores de toda a UFRGS, bem como outras 49 universidades no Brasil e empresas. Atualmente, possui 350 projetos ativos e cerca de 3 mil usuários. Recentemente, o CMN foi contemplado pelo Edital FINEP Centros Multiusuários e irá receber uma verba de R$12,5 milhões para modernização dos microscópios eletrônicos de transmissão.

Na solenidade de abertura da comemoração Daniel Lorscheitter Baptista, diretor do CMN, relembrou a história da criação do centro e a rede de colaboração criada que envolve parceiros no Brasil e no exterior. O evento contou com a presença da vice-reitora, Jane Tutikian, que, em sua fala, fez questão de reforçar importância do centro para a UFRGS e nacionalmente. Para a vice-reitora, a excelência alcançada pelo CMM deve-se pela disponibilização de uma boa estrutura, mas também pelo apoio técnico especializado de excelente qualidade para atuar no ensino, pesquisa e extensão.

O pesquisador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNNano/CNPEM), Rodrigo Villares Portugal, palestrou sobre A era da microscopia Crio-eletrônica: da célula à reconstrução 3D/4D de macromoléculas. Portugal abordou a técnica de crio-microscopia eletrônica, que permite congelar biomoléculas em movimento e tirar uma foto delas com resolução em nível atômico. Posteriormente, o método possibilita a reconstrução em 3D das macromoléculas. A técnica resultou no Nobel de Química de 2017. O conferencista também falou sobre a nova infraestrutura para crio-microscopia que está sendo montada no CNPEM. Será a mais moderna do Brasil.

Na parte final do evento, foram premiados os ganhadores da terceira edição do Concurso Ciência por Imagens. Dividido em três categorias (Microscopia eletrônica de varredura; Microscopia eletrônica de transmissão; e Microscopia optica confocal), o concurso tem como objetivo divulgar na comunidade acadêmica imagens obtidas no Centro. As melhores imagens selecionadas compõem o calendário do CMM e uma exposição.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000