Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Cinema documental é tema de atividade no Instituto de Psicologia

Cinema documental é tema de atividade no Instituto de Psicologia

14/09/2018 16:40

O documentário “No intenso agora” (2017), de João Moreira Salles, é o ponto de partida para um debate sobre o cinema documental que ocorre na próxima segunda-feira, 17, no Instituto de Psicologia. A atividade tem como objetivo refletir as formas de narrar e registrar dos documentários e as articulações entre sujeito e história. Participam do debate o professor do Instituto de Psicologia Edson Luiz André de Sousa, o professor da Universidade de Princeton Pedro Monteiro e o psicanalista Robson Pereira, com mediação de Camila Backes, doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.

Em “No intenso agora”, o diretor João Moreira Salles aproxima filmagens feitas por sua mãe na China, em plena Revolução Cultural, e diferentes registros do Maio de 68, da Primavera de Praga e da ditadura civil-militar brasileira. O diretor pergunta-se pelas formas como um acontecimento é filmado e de que maneira as imagens se relacionam com a situação social e política em que foram produzidas, dando a ver as articulações entre sujeito e história.

A atividade ocorre às 20h, na sala 201 do Instituto de Psicologia (Rua Ramiro Barcelos, 2600 – Campus Saúde). Entrada franca, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações na página do evento no Facebook.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000