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Classificados no segundo chamamento do Vestibular devem enviar os documentos até hoje

Primeira etapa da matrícula é online, e envio deve ser feito pelo Portal do Candidato
20/01/2020 08:08

Esta segunda-feira, 20, é o último dia para calouros classificados no segundo chamamento de vagas remanescentes do Vestibular 2020 enviarem a documentação especificada no Edital e no Manual do Candidato conforme a modalidade de ingresso. A postagem deve ser feita até as 23h59 no Portal do Candidato, e o não envio dos documentos solicitados leva à perda da vaga.

A documentação  - O envio da chamada documentação acadêmica é obrigatório para todos os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso. Integram esse bloco os seguintes documentos: histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio e documento de identificação. O ingressante também deve preencher, no Portal, um formulário em que declara se ocupa ou não outra vaga de graduação em instituição pública de ensino superior.

Os candidatos aprovados que estejam terminando o Ensino Médio em 2019 e que não tenham o certificado de conclusão e/ou o histórico escolar devem encaminhar a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio preenchida e assinada pela instituição de ensino. Nesse caso, o ingressante deve enviar, posteriormente, o certificado de conclusão e o histórico escolar.

Além disso, os classificados nas vagas de Ações Afirmativas (L1, L2, L3, L4, L9, L10, L13, L14) devem postar toda a documentação relativa à modalidade de ingresso. Os documentos específicos para cada modalidade estão descritos no Manual do Candidato e no Edital.

A documentação deve ser enviada em arquivos nos formatos .pdf, .jpg ou .jpeg, com boa qualidade (ou seja, sem cortes, rasuras ou emendas), com todas as informações legíveis e com tamanho máximo de 5MBO não envio de todos os documentos necessários implica renúncia à vaga.

Os candidatos classificados para as vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (L2, L4, L10 e L14) devem acompanhar também a publicação das listagens de verificação da autodeclaração étnico-racial. A convocação será publicada no site www.ufrgs.br/verificacaoautodeclaracao.

Como esclarecer dúvidas – Os candidatos devem ler atentamente todo o Manual do Candidato e o Edital do Vestibular. O Portal Ingresso também esclarece dúvidas frequentes dos ingressantes sobre temas como comprovação de renda, comprovação da condição de pessoa com deficiência, matrícula, documentos necessários, entre outros. Outra possibilidade é comparecer presencialmente ao Atendimento do Ingresso na Graduação, localizado no Anexo I da Reitoria, no Campus Centro. Com o horário especial da UFRGS, o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O atendimento também pode ser realizado pelo telefone (51) 3308-4800 e pelo e-mail ingresso@ufrgs.br.

Próximos chamamentos - Aqueles que não foram relacionados neste chamamento devem acompanhar os próximos editais. As datas dos chamamentos seguintes estão especificadas no item 4.1 do Manual do Candidato e são as seguintes: 21 de janeiro, 29 de janeiro, 1º de abril, 10 de abril e 28 de abril.

Matrícula presencial - Após o envio dos documentos, os candidatos precisam acompanhar o andamento da análise pelo Portal do Candidato. Para os ingressantes no primeiro semestre, a matrícula presencial acontecerá entre os dias 2 e 4 de março, de acordo com faixa horária prevista para ser publicada até o dia 28 de fevereiro. Para os calouros do segundo semestre, as matrículas presenciais serão de 3 a 5 de agosto, seguindo o mesmo processo de comparecimento de acordo com faixa horária, que estará disponível até dia 31 de julho.

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