Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Colóquio aborda segurança cidadã

Colóquio aborda segurança cidadã

10/12/2019 17:46

No dia 11 de dezembro, acontece o I Colóquio de Segurança Cidadã: Mestrado Profissional. O evento conta com duas sessões de apresentações de trabalhos. No período da manhã, a temática será segurança pública, direitos humanos e educação policial. Já à tarde, será a vez de produções no eixo percepções e figurações da violência. A atividade encerra com o painel Paradoxos da segurança cidadã em países latino-americanos, com início às 19h.

As sessões ocorrem no Auditório do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA), situado na Av. Bento Gonçalves, 9500 – Prédio 43.322 – Campus do Vale. A entrada é franca, sem necessidade de inscrição prévia.

 

Programação

Manhã - 9h às 12h30

Sessão I: Segurança pública, direitos humanos e educação policial

Coordenação: Letícia Schabbach

1. Carlos Roberto Guimarães Rodrigues: Educação policial x segurança cidadã: análise da inserção da Matriz Curricular Nacional na forma de policiar em democracia, na Brigada Militar/RS.

2. Carolina Padoin: Feminicídio: discursos e perspectivas a partir da Lei 13.104, de 09 de março de 2015.

3. Demétrio Peixoto Santos: (In) Eficácia das medidas protetivas: a construção social da subserviência, a dependência afetiva e o ciclo da violência contra a mulher nas relações íntimas de afeto.

4. Eliseu Carlos Raimundo: A Guarda Municipal e a segurança cidadã, uma visão comunitária.

5. Lorecinda Abrão: Segurança pública e direitos humanos: olhar policial e construção de políticas públicas em Porto Alegre – RS.

6. Marino Rosado: O Estatuto Geral das Guardas Municipais e a proposta de uma segurança cidadã: interpretações, desafios e transformações.

7. Mozarte Simões da Costa Junior: Violência nos campi das universidades federais do Rio Grande do Sul e a segurança em um ambiente acadêmico.

 

Tarde - 14h às 18h

Sessão II: Percepções e figurações da violência

Coordenação: Enio Passiani

1. Adeildo de Quadros Moura: A assistência religiosa prevista na Lei de Execução Penal como fator indutor da ressocialização de apenados.

2. Ana Paula Rosa dos Santos: As greves dos trabalhadores da segurança pública: 21 anos de lutas.

3. André Luís Silva dos Santos: Determinação da presença de resíduos de disparo (GSR) de munição NTA através de critérios morfológicos e químicos por microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de raios X característicos.

4. Cláudia Kaul Aranalde Dias: Representação social sobre punição entre pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Estadual do Jacuí/RS.

5. Juliana Krupp da Silva: A educação na Polícia Militar: o caso gaúcho.

6. Maria Irene Soares de Freitas: As percepções dos jovens sobre o Programa de Oportunidades e Direitos a partir das experiências vivenciadas nos Centros de Juventude.

7. Paola Pilar Brum: As representações sociais na interação comunitária das polícias via aplicativo Whatsapp.

8. Sacha Núñez: Os bastidores da produção da notícia na segurança pública: editor-chefe Brigada Militar.

 

Noite – 19h às 21h

Painel de encerramento

Paradoxos da segurança cidadã em países latino-americanos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000