Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Companhia de dança Mímese abre ensaios ao público no Salão de Festas da UFRGS

Companhia de dança Mímese abre ensaios ao público no Salão de Festas da UFRGS

13/08/2019 15:09

Criada em 2002 em Cruz Alta, a Mímese Cia. de Dança-Coisa abre ao público, de maneira gratuita, seus ensaios e performances duas vezes por mês até o final do ano (veja as datas abaixo). A iniciativa, realizada em parceria com o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, propõe aos interessados experimentar movimentos e coreografias trabalhadas pelo grupo, a fim de compreender o sentido estético e poético das performances.

“Eu diria que é aproximar o público em geral de fatores constituintes da obra coreográfica em dança. O modo como o corpo se coloca no espaço, a velocidade que um gesto assume, os níveis de tensão do corpo são elementos constituintes da obra em dança, que criam analogias com as outras espécies de composições artísticas, como ocorre nas artes visuais, na música e no teatro”, explica Luciana Paludo, diretora e coordenadora do grupo Mímese.

Os encontros da Mímese no Salão de Festas da UFRGS iniciam em 16 de agosto e seguem até 13 de dezembro, às sextas-feiras, das 11h às 11h45. Nessa espécie de degustação, os amantes da dança experimentarão exercícios de respiração e maneiras de não desgastar as articulações, proporcionando uma fluidez do movimento.

Com direção e coordenação da bailarina e professora do curso de Dança da UFRGS, Luciana Paludo, os encontros serão gratuitos e abertos ao público interno e externo à universidade. Não há necessidade de inscrição prévia. Basta comparecer em alguma degustação no local e data marcados.

Datas:

    • Agosto: 16 e 30
    • Setembro: 13 e 27
    • Outubro: 11 e 25
    • Novembro: 8 e 29
    • Dezembro: 13

 

Sobre o grupo

O Mímese cia de dança-coisa é um projeto destinado à pesquisa de movimento, atuação cênica e produção de arte. Visa proporcionar espaço e tempo para a reflexão e a construção de movimentos, os quais são trabalhados em aulas de dança e se desdobram em composições coreográficas, performances e espetáculos, para compartilhamento com públicos diversos. O vocabulário de movimentos parte da investigação do grupo, dirigido pela professora da ESEFID – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS, Luciana Paludo. O Mímese é um projeto de extensão vinculado ao curso de Dança, e conta, desde 2018, com o apoio e parceria do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS. Desde 2019, o Centro Cultural da UFRGS também apoia o projeto.

Mais informações em www.difusaocultural.ufrgs.br ou 51-33081980

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000