Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Conferência do presidente uruguaio abre encontro de universidades latino-americanas

Conferência do presidente uruguaio abre encontro de universidades latino-americanas

No Salão de Atos lotado, Mujica emocionou a plateia falando sobre liberdade e sonhos e incentivando o público a refletir sobre o mundo em que estamos vivendo
10/09/2014 21:07

Galeria de imagens

No ano em que comemora 80 anos, a UFRGS é a anfitriã do V Seminário Internacional Universidade, Sociedade, Estado, que nesta edição aborda Construir o Bem Viver (“Buen Vivir”): Desenvolvimento Sustentável para Integração Regional do Cone Sul. A abertura do evento teve a conferência do presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, que instigou a plateia a pensar sobre o mundo em que vivemos e a encarar a “pelea” em defesa de tudo o que existe no Planeta.

Em uma fala informal e afetiva, Mujica defendeu a necessidade de uma governança mundial. Para ele, o mundo não vive uma crise ecológica, e sim uma crise política, pois “sabemos o que está acontecendo e o que deve ser feito e temos o conhecimento e os recursos para fazer, mas não fazemos. Isto é uma crise de alta política”, afirmou. Entre as prioridades que devemos eleger, Mujica destaca a liberdade, que o indivíduo pode conquistar abrindo mão da acumulação de capital e reservando tempo para fazer o que gosta e o que o motiva. “Defender minha liberdade é ter tempo, é viver a serviço do meu sonho”, disse.

No seminário que se propõe discutir o Bem Viver em diferentes aspectos e abordagens, a conferência de Mujica despertou nos participantes uma reflexão acerca da capacidade humana para promover a transformação, usando o arsenal de conhecimento de que dispomos a favor da vida. Dirigindo-se especialmente aos jovens estudantes da plateia, Mujica encerrou a conferência com um convite: “organizem-se para defender a vida, sobretudo a humana, que, para ser possível, depende da vida de tudo que nos acompanha”.

Coração de “campesino”

Antes da conferência, o presidente do Uruguai e comitiva foram recebidos no Salão Nobre da Reitoria, pelo reitor Carlos Alexandre Netto e pelo vice-reitor Rui Vicente Oppermann. Mujica foi convidado a deixar uma mensagem no Livro Ouro da UFRGS, onde escreveu: “Meu coração de camponês se regozija olhando a grande “semeadura” desta casa. Saúdo o povo e a universidade gaúcha”.

Netto agradeceu a generosidade de Mujica em atender ao convite da UFRGS e disse ser uma honra receber "uma das mais poderosas vozes da América Latina, que faz uma governança progressista e criativa". Participaram da recepção membros da Administração Central, autoridades consulares, a secretária adjunta da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Ghissia Houser, reitores da AUGM e convidados da Universidade.

Seminário tem programação nesta quinta-feira

O seminário é organizado pela Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), uma rede de universidades públicas que reúne instituições da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai. O objetivo do encontro é fortalecer os vínculos entre acadêmicos, representantes de Estado e da Sociedade e promover a geração de propostas para discussão por outras instituições e agências governamentais dos países cujas universidades integram a AUGM.

O primeiro debate do evento, realizado na tarde desta quarta-feira, abordou o conceito de Bem Viver com a participação do professor Lucio Oliver, do Centro de Estudios Latinoamericanos da Universidad Nacional Autónoma de México, da consulesa da Bolívia no Rio de Janeiro Shirley Orozco e mediação do professor Alfredo Gugliano, do Departamento de Ciência Política da UFRGS. Oliver destacou que "o bem viver" passa pela busca de uma sociedade harmônica e pela perspectiva do bem comum. Orozco buscou o conceito linguístico de bem viver e trouxe o exemplo boliviano para o entendimento do tema.

A programação tem sequência na quinta-feira, com os temas “Bem Viver na Cidade”, “Bem Viver e o Ser Humano”, “Bem Viver e Desenvolvimento” e “Bem Viver e a Universidade”. Ao final do evento, os mediadores apresentarão uma síntese dos debates.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000