Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Conselheiros pedem vista da proposta de regulamentação do Ensino Remoto Emergencial

Conselheiros pedem vista da proposta de regulamentação do Ensino Remoto Emergencial

Prazo de cinco dias úteis para apresentação de relatório alternativo foi concedido, conforme regimento do CEPE
02/07/2020 17:26

Nesta quinta-feira, dia 2 de julho, foi realizada, de forma virtual, sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFRGS com a pauta da proposta de regulamentação das diretrizes necessárias para a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) nos cursos de graduação, de acordo com o parecer apresentado ao Conselho. Na ocasião, um grupo de conselheiros realizou o pedido de vista do processo, o que levou ao encerramento da sessão.

Pelo regimento do Cepe, o pedido de vista implicará a apresentação de relatório por parte dos solicitantes em cinco dias úteis, a contar da data em que os autos estiverem à sua disposição. Desse modo, após o recebimento do relatório alternativo, nesse prazo de cinco dias úteis, deverá ser convocada nova reunião, com 48 horas de antecedência.

Proposta

A proposta de Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi apresentada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e tem a finalidade de regulamentar uma alternativa de ensino para o semestre 2020/1 enquanto perdurar a necessidade de distanciamento social por força da pandemia de covid-19. Segundo a Prograd, o objetivo principal da proposição do ERE é evitar a desmobilização da comunidade discente, reduzindo com isso o risco de evasão. Antes da apresentação da proposta, reuniões virtuais foram realizadas, e o documento foi aberto em ambiente Wiki colaboração, para o recebimento de contribuições. Posteriormente, foi constituído o Grupo de Trabalho de Consolidação.

De acordo com o ofício de solicitação da proposta, a Prograd entende que “a possibilidade de manutenção da relação docente-discente e a continuidade do ambiente de aprendizagem e de avanço cognitivo serão reforçadas com esta iniciativa, considerando que ainda não é possível prever o momento de retomada presencial”.

Número de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI): 23078.513365/2020-53

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000