Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Conselho Universitário aprova moção de rejeição ao Future-se

Conselho Universitário aprova moção de rejeição ao Future-se

Documento segue declaração aprovada na semana passada, após sessão pública que lotou o Salão de Atos
23/08/2019 17:28

Galeria de imagens

O Conselho Universitário da UFRGS aprovou nesta sexta-feira, 23, uma moção de rejeição ao Programa Future-se, lançado em julho pelo Ministério da Educação (MEC). A moção (íntegra do texto aqui) ratifica a declaração da comunidade universitária aprovada após sessão pública do Conselho realizada na semana passada e inclui um trecho em que afirma que a UFRGS continuará participando de discussões internas e externas sobre a proposta.

Na abertura dos debates sobre o Future-se, o reitor Rui Oppermann destacou que o documento apresentado pelo Ministério da Educação é um anteprojeto de lei com muitas inconsistências e fragilidades. “Mesmo universidades que aceitam alguns pontos do programa criticam a forma como ele está sendo apresentado”, declarou. Conforme Oppermann, a adesão ou não ao Future-se será deliberada de forma democrática com participação de toda a comunidade universitária, a partir do projeto que for enviado ao Congresso após a consulta pública.

As falas dos conselheiros criticaram o programa proposto pelo MEC e trouxeram posicionamentos de Unidades – como a Escola de Administração, o Instituto de Biociências e o Instituto de Letras – que realizaram assembleias com suas comunidades para debater o Future-se. Técnicos, docentes e alunos ressaltaram que houve uma grande participação da comunidade universitária na sessão pública da semana passada e, por isso, a moção deveria seguir o documento aprovado naquele dia. A declaração aprovada pela comunidade na sessão pública tece críticas à proposta do MEC, reafirma os princípios norteadores de atuação da Universidade e apresenta argumentos para fundamentar a rejeição ao programa.

A sessão teve transmissão ao vivo pela UFRGSTV, que posteriormente disponibilizará a gravação no seu canal no Youtube.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000