Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Constituído grupo de trabalho de saúde mental do discente

Constituído grupo de trabalho de saúde mental do discente

08/08/2018 18:04

O reitor Rui Vicente Oppermann emitiu portaria (Portaria nº 5923/2018) formalizando a constituição do Grupo de Trabalho de Saúde Mental do Discente. Em rápida cerimônia realizada nesta quarta-feira, 9, o reitor, acompanhado da vice-reitora Jane Tutikian e do pró-reitor de Graduação Vladimir do Nascimento, entregou as portarias de nomeação aos integrantes e destacou a importância de ter, nos diferentes setores da UFRGS, pessoas buscando construir iniciativas de prevenção à doença mental e de atendimento ou encaminhamento dos casos de risco.

Coordenado por Cristina Rolim Neumann, da Faculdade de Medicina, o grupo tem mais dez integrantes: Andrea Fachel Leal (IFCH); Bruna Molina Leal (COMGRAD Ciências Biológicas); Flávia Wagner (Instituto de Psicologia); Giovana Freitas Bavaresco (PRAE); Leticia Prezzi Fernandes (PROGRAD); Lisia Von Diemen (Faculdade de Medicina); Manoela Horowitz Petersen (Clínica de Atendimento Psicológica); Marilia Borges Hackmann (Departamento de Atenção à Saúde – DAS); Naiade Salinos Teles (DCE); e Thaís Ferrugem Sarmento (PRAE).

Ações

Na ocasião, foram apresentadas as ações planejadas pelo grupo, que já vem realizando reuniões e estudos para discutir e analisar principais demandas sobre saúde mental relatadas pelas Comissões de Graduação. Entre outras iniciativas, está em desenvolvimento, em conjunto com a EDUFRGS, a formulação de ações de capacitação voltadas aos técnico-administrativos e aos docentes sobre como dar encaminhamento a situações identificadas nas unidades acadêmicas, como casos de alunos com ideações suicidas, com depressão ou com comportamento agressivo, entre outras manifestações de sofrimento psíquico.

O grupo também apresentou à Administração Central alguns questionamentos para dar continuidade aos trabalhos no sentido de definir um protocolo e um fluxo de encaminhamento para atuação diante destas situações. Oppermann pediu que cada uma das lacunas identificadas nos estudos seja apresentada em forma de projeto para que se viabilizem as ações necessárias. “Somos totalmente parceiros desse trabalho. Podem ter certeza que a saúde mental dos discentes é uma das prioridades da Universidade”, disse. O reitor destacou ainda que não se pode ficar apenas em campanhas de conscientização e que “é necessário ter institucionalizadas na UFRGS a prevenção ao suicídio e a atenção à saúde mental”, lembrando que a prevalência deste tipo de problema no Brasil é imensa, e que a Universidade é um espelho do que acontece na sociedade.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000