Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Cônsul da Itália no RS é recebido na UFRGS

Cônsul da Itália no RS é recebido na UFRGS

Reitor Rui Vicente Oppermann apresentou a Roberto Bortot parcerias da Universidade com instituições italianas
03/10/2018 11:29

Galeria de imagens

A UFRGS recebeu na manhã de hoje a visita do cônsul-geral da Itália no RS, Roberto Bortot, e da assessora do consulado Loy Demari. Eles participaram de encontro com o reitor Rui Vicente Oppermann, que estava acompanhado do secretário de Relações Internacionais Nicolas Maillard, do chefe de gabinete João Roberto Mello, do diretor e vice-diretor do Instituto de Geociências André Mexias e Nelson Gruber, respectivamente, e do professor do Instituto Eduardo Guimarães Barboza.

Roberto Bortot foi designado em 2018 para a função de cônsul-geral da República Italiana no RS, e fez a sua primeira visita à UFRGS nesta manhã. O reitor Oppermann destacou a Itália como parceira importante para projetos de pesquisa em conjunto com as unidades da UFRGS, além de relatar viagem à Universidade de Bolonha (mais antiga da Itália). Nicolas Maillard fez um histórico das interações UFRGS-Itália, destacando projetos como um mestrado em conjunto na área de Administração, convênio de dupla-diplomação na área de Engenharia, parceria nas áreas de Direito, Enfermagem, Letras e Arquitetura. Além disso, Maillard destacou o projeto do Instituto de Geociências com a Universidade de Bolonha em Ravenna que aborda a questão da Gestão Costeira. Nelson Gruber comentou sobre essa interação apontando as constantes trocas de conhecimentos e citou exemplo do professor Eduardo Barboza que irá ainda este semestre ministrar um curso na universidade italiana.

A participação da UFRGS no Print (programa de apoio à internacionalização na pós-graduação – aqui) foi referida por Oppermann para apontar a possibilidade de ampliar as relações com a Itália. O reitor disse que o interesse atual é superar a mera troca de pessoas pela construção de projetos conjuntos.

Além das parcerias acadêmicas, Oppermann buscou construir vínculos na área da cultura também, o que despertou interesse no diplomata. Segundo Bortot há intenção de ampliar a parceria nesse campo, com a possibilidade de se construir um centro de cultura italiana em Porto Alegre. Oppermann convidou, ainda, o italiano para participar da Aliança para Inovação de Porto Alegre (aqui), o que também teve sinalização positiva do cônsul.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000