Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Cônsul-geral da Irlanda em São Paulo visita a UFRGS

Cônsul-geral da Irlanda em São Paulo visita a UFRGS

Barry Tumelty procura ampliar projetos em parceria com a Universidade
12/07/2018 12:34

Na manhã de hoje, esteve em visita à UFRGS, o cônsul-geral da Irlanda em São Paulo Barry Tumelty. O encontro com o reitor Rui Vicente Oppermann teve como pauta a interação acadêmica entre a UFRGS e instituições irlandesas, assim como debateu os mecanismos de fomento do governo irlandês e as políticas de parcerias entre universidades, governos e indústrias.

A sessão contou com a presença do secretário de Relações Internacionais Nicolas Maillard e dos professores Marcelo Lubaszewski e Rafael Roesler, respectivamente, diretor e vice-diretor do Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS.

O objetivo da visita, apontou Tumelty, foi estreitar, expandir e aprofundar as ações de pesquisa realizadas em parceria entre instituições irlandesas e a UFRGS. O cônsul destacou que a interação com instituições da Irlanda permite aos projetos de pesquisa brasileiros acesso a fundos europeus de financiamento de ciência e tecnologia.

O cônsul trouxe exemplos de interação já executadas entre a UFRGS e a Irlanda, como um projeto vinculado ao setor de telecomunicações, FUTEBOL (Federated Union of Telecommunications Research Facilities for an EU-Brasil Open Laboratory), e destacou que a Irlanda foi o quarto país mais procurado por estudantes de graduação no período do programa Ciências sem Fronteiras (CsF).

O diretor do Parque Lubaszewski trouxe informações sobre a estrutura de incubação da UFRGS, relatando o objetivo do Zenit de construir a ponte entre a ciência e a inovação, e destacou o exemplo irlandês como país muito atrativo para investimentos inovadores em função da pouca burocracia para a criação de empresas. Tumelty contou que a resposta da Irlanda à crise econômica de 2008 foi manter os investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Atualmente, relatou, o país tem tido sucesso na atração de investimentos de multinacionais de alta tecnologia, especialmente em áreas como nanotecnologia, biotecnologia e na indústria médica.

Porto Alegre é um centro de referência importante na área médica, apontou o reitor Rui Vicente Oppermann, sugerindo esse tema como um dos focos para a prospecção de parcerias. Oppermann também comentou sobre as iniciativas que a universidade vem tomando para ampliar as conexões com os atores públicos e as indústrias, citando a Aliança para a Inovação, desenvolvida em parceria com a Unisinos e a PUCRS. Nesse sentido, o cônsul Barry Tumelty apontou o exemplo irlandês e convidou a Aliança para uma visita à Dublin com a finalidade de observar as medidas tomadas no sentido de aproximar a academia, governo e as empresas.

A visita do cônsul prossegue à tarde, quando terá a oportunidade de conhecer o Zenit e obter mais informações sobre as empresas incubadas na UFRGS.

Oportunidade - O governo irlandês mantém programas de benefícios aos estudantes brasileiros que se candidatam a estudar naquele país, cobrindo as taxas acadêmicas e dispondo de valores para pagar os custos de hospedagem, um deles é o Government of Ireland Scholarships, que abrirá novamente para o segundo semestre de 2018. Estudantes que tenham o interesse de estudar na Irlanda podem buscar informações pelo e-mail queroestudarnairlanda@gmail.com.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000