Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Conversações Afirmativas debate direito à cidade, práticas urbanas, territórios e resistências

Conversações Afirmativas debate direito à cidade, práticas urbanas, territórios e resistências

03/12/2019 15:56

No dia 6 de dezembro, o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS) promove a última roda de conversa de 2019 do Conversações Afirmativas. Neste ano, o projeto realizou uma série de debates sobre o direito à cidade, cada um salientando diferentes pontos, como a luta dos movimentos sociais, algumas formas de economias alternativas e a questão das festas de rua enquanto resistência cultural.  Com o título “Direito à Cidade: práticas urbanas, territórios e resistências”, esta quarta roda abordará a forma como algumas práticas e iniciativas fortalecem e firmam o direto à cidade e ao território de comunidades e contribuem na defesa de seus modos de vida.

No debate serão levantadas questões sobre luta por moradia e formas de resistência em comunidades periféricas e ocupações urbanas. Como facilitadores da conversa, estarão presentes Alice Martins, moradora e coordenadora da Ocupação Baronesa; Dyozzyfer Garcia, integrante do Grupo Viveiros Comunitários e do grupo de implementação da Biblioteca Afrocentrada no Quilombo do Areal; Eduardo Osório, integrante da coordenação estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; Nana Sanches, militante no Movimento de Mulheres Olga Benário e membro da coordenação da Casa de Referência Mulheres Mirabal. A mediação da roda será feita pelo professor Bruno Mello, integrante do projeto de extensão Práticas Urbanas Emergentes e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Cidade em Projeto (UFRGS). Durante o evento, estarão sendo arrecadadas doações de livros de autoras e autores negros para o projeto de construção da Biblioteca do Quilombo do Areal.

A roda de conversa, que é aberta a todos os interessados, é gratuita e será no mezanino do Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Campus Centro), a partir das 14h. As inscrições serão realizadas no local.  Será fornecido certificado de ação de extensão. A atividade é válida como capacitação para os servidores, que também podem se inscrever no local.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000