Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Curso de Engenharia de Controle e Automação da UFRGS obtém melhor resultado nacional no Enade 2017

Curso de Engenharia de Controle e Automação da UFRGS obtém melhor resultado nacional no Enade 2017

Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes destacam com conceito máximo 16 graduações da Universidade
10/10/2018 16:09

Os dados da avaliação da educação superior realizada em 2017 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), destacam vários cursos da UFRGS. O curso de Engenharia de Controle e Automação obteve a maior pontuação do País, de 4,68. Com este resultado, o curso ficou com conceito 5. Outros 15 cursos da UFRGS também ficaram com o conceito máximo 5 (ver neste link os resultados de todos os cursos da UFRGS que participaram do Enade 2017). Ciência da Computação ficou com o terceiro resultado mais alto em todo o Brasil.

O MEC e o INEP divulgaram na terça-feira, 9, os resultados do Enade 2017 e de dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam – o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que são calculados anualmente pelo Inep. Enquanto o Conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, o IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem. A cada ano o Enade se dedica a um Ciclo Avaliativo Trienal. A UFRGS teve 41 cursos avaliados no Enade 2017: Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais (licenciatura); Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física (Licenciatura); todos os cursos de Engenharia; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Música (licenciatura); Pedagogia; Pedagogia EAD; Química e Química Industrial.

Em novembro, o INEP divulgará outros dois indicadores de qualidade do ensino superior no Brasil que também derivam dos resultados do Enade: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Conforme a Secretária de Avaliação Institucional Cláudia Medianeira Rodrigues, a partir dos resultados do Enade 2017, estima-se que estes 41 cursos da UFRGS, em sua grande maioria, melhorem ou mantenham o CPC do ciclo anterior (2014). Em relação ao IGC, a secretária disse que “dado o contexto dos CPCs e conceitos da Capes, a projeção é de que a IES mantenha a posição de destaque no cenário nacional com o conceito máximo 5".

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000