Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Curso de extensão aborda a antropologia e a educação para as relações étnico-raciais

Curso de extensão aborda a antropologia e a educação para as relações étnico-raciais

Em formato online, a atividade recebe inscrições entre 20 de setembro e 1º de outubro
14/09/2021 14:40

A Comissão de Acompanhamento das Ações Afirmativas e o GT sobre Racismos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da (PPGAS/UFRGS) promovem o curso de extensão 'Antropologia e Educação para as Relações Étnico-Raciais'. A ação de aperfeiçoamento objetiva promover a reflexão acerca do reconhecimento das diferentes raízes étnico-raciais brasileiras, assim como por iguais direitos à educação e orientar na produção conteúdos sobre educação antirracista. Em formato online, a capacitação é destinado aos discentes, docentes e técnicos administrativos da UFRGS, bem como de outras instituições de ensino. A atividade também é aberta à comunidade em geral.

Com carga horária de 10 horas-aula, os encontros ocorrem às segundas-feiras do mês de outubro (confira a programação abaixo). As inscrições estarão abertas entre os dias 20 de setembro e 1º de outubro. O link será disponibilizado na seção PPGAS Informa do site www.ufrgs.br/ppgas. São ofertadas 100 vagas. Há possibilidade de emissão de certificado de participação.

 

Programação:

Módulo 1: "Branquitude, poder e relações raciais"
Ministrante:
Lia Vainer Schucman - Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, com estágio de doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais. Autora dos livros Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo (Veneta, 2020) e Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor (EDUFBA, 2018).
Moderador: Arlei Damo (PPGAS/UFRGS)
Data: 4 de outubro, das 9h30 às 12h

 

Módulo 2: "Educação para as relações étnico-raciais"
Ministrante:
Nilma Lino Gomes - Pedagoga e mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutoramento Sociologia pela Universidade de Coimbra e em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social (FAE/UFMG). Foi reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.
Moderador: Handerson Joseph (PPGAS/UFRGS)
Data: 11 de outubro, das 14h às 16h30

 

Módulo 3: "Epistemologias negras e pensamentos decoloniais
Ministrante: 
Luciana de Oliveira Dias (PPGAS/UFG) - Antropóloga com estudos pós-doutorais em Direitos Humanos e Interculturalidades pela Universidade de Brasília (UnB). Estudiosa do pensamento feminista negro, possui mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela UnB e bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou estágio doutoral em Educação Intercultural na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Diretora da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Foi coordenadora do Comitê das Antropólogas Negras e Negros da ABA e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG.
Moderadora: Denise Jardim (PPGAS/UFRGS)
Data: 18 de outubro, das 9h30 às 12h

 

Módulo 4: "Experiências de ações afirmativas nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia no Brasil"
Ministrantes:
Maria Elvira Díaz-Benítez - Professora adjunta IV no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ). Possui graduação em Antropologia pela Universidad Nacional de Colombia, mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Realizou estudos de pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero PAGU da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Co-coordenadora do Núcleo de Estudos em Corpos, Gêneros e Sexualidade (NuSEX PPGAS/MN) e diretora da Coleção Kalela de Antropologia da Editora Papéis Selvagens. Foi coordenadora do PPGAS/Museu Nacional/UFRJ.

Bárbara Cruz - Doutoranda em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional. Fulbright Fellow (2019-2020) as a Visiting Research Scholar at the Anthropology Department, Graduate Center, City University of New York (CUNY). Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional. Integrante do Núcleo de Antropologia Simétrica (NanSi). Advogada, formada pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realiza pesquisa de campo no Maranhão, com ênfase na religião de matriz africana Terecô ou Tambor da Mata.

Jane Felipe Beltrão - Acadêmica-militante pelo respeito aos direitos étnicos-raciais e sociais constitucionais. Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular nos programas de Pós-Graduação em Antropologia e em Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).
Moderador: Pablo Quintero (PPGAS/UFRGS)
Data: 25 de outubro, das 9h30 às 12h

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000