Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Cursos de Agronomia e Nutrição da UFRGS recebem nota máxima no CPC

Cursos de Agronomia e Nutrição da UFRGS recebem nota máxima no CPC

Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo INEP, é um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior. Os resultados são referentes a 2019
10/12/2020 15:09

Os cursos de Agronomia e Nutrição da UFRGS conquistaram nota máxima na avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), segundo divulgação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro. O CPC é um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior, e os resultados são referentes a 2019. O indicador leva em consideração diferentes aspectos dos cursos de graduação, como o desempenho dos estudantes nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a percepção dos próprios estudantes em relação ao curso no que diz respeito à organização didático-pedagógica, à infraestrutura e às oportunidades de ampliação da sua formação. Também considera a titulação e o regime de trabalho dos professores.

Na UFRGS foram avaliados 24 cursos por meio do Enade 2019, sendo que dois obtiveram nota máxima, e 21, o conceito 4. Soraya Tanure, secretária de Avaliação Institucional (SAI/UFRGS), destaca que o Núcleo de Avaliação da SAI, integrado pelo analista de TI Jordário Reck Behenck e pela estatística Giselle Spindler, orienta os cursos na realização do Enade e faz análises dos resultados divulgados pelo Inep. Os resultados apontam que 1.008 cursos de instituições federais obtiveram conceito 4, e 68 cursos obtiveram conceito 5. Isso significa que 75,7%, ou três a cada quatro cursos avaliados nessas instituições, estão “acima da média”, com conceitos 4 ou 5.

Os cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação e Nutrição da UFRGS estão entre os dez melhores do país. Já entre as Universidades Federais, os cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Zootecnia figuram entre os dez melhores.

Sobre o indicador

A cada três anos, um conjunto diferente de cursos é avaliado no Enade. No ano passado, foram avaliados cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Ao todo, foi o calculado o CPC de 8.188 cursos de graduação de 1.215 instituições de ensino superior. Considerando todas as instituições e as modalidades, 22 cursos – o equivalente a 0,3% – obtiveram conceito 1, o mais baixo; 665 cursos, ou 8%, o conceito 2; 4.034 cursos, ou 49,3%, conceito 3; 3.255 cursos, ou 39,8%, obtiveram conceito 4; e, 212, ou 2,6%, o conceito 5, o máximo.

De acordo com o Inep, além de subsidiar a definição de políticas públicas, os resultados do CPC são utilizados como critério seletivo ou de distinção em processos de supervisão e regulação da educação superior; são usados também na construção de matriz de distribuição orçamentária para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; e em programas e políticas públicas do governo federal, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Resultados CPC dos cursos UFRGS - Edição 2019


*Com informações da Agência Brasil: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-12/cursos-de-federais-tem-melhores-resultados-em-indicador-de-qualidade.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000