Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Demarcação de terras indígenas em debate na UFRGS

Demarcação de terras indígenas em debate na UFRGS

JU e ILEA promovem a segunda edição do "Esquinas" dentro da programação do VII Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas
21/10/2019 12:53

No momento em que lideranças indígenas brasileiras percorrem países europeus com a campanha Sangue indígena: nenhuma gota mais para denunciar as graves e sistemáticas violações perpetradas contra os povos indígenas e o meio ambiente no Brasil, o Jornal da Universidade (JU) e o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) promovem a segunda edição do Esquinas – Ciclo de debates.

Com o tema Demarcação de terras indígenas, o evento acontece no dia 24 de outubro, quinta-feira, às 15h, na Sala de Aula CEDES da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS (R. Felizardo, 750). A entrada é franca e aberta a todos os interessados. Os participantes recebem certificados.

O debate integra a programação do VII Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, maior evento indígena de reflexão e mobilização coletiva no cenário nacional no contexto do ensino superior, que ocorre entre 21 e 24 de outubro na UFRGS. Para discutir a questão da demarcação de terras indígenas, estarão presentes os seguintes convidados:

Ana Patté é assistente parlamentar no gabinete da deputada estadual Isa Penna (SP). Indígena do povo Xokleng de Santa Catarina, possui graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal de Santa Catarina e integra o Comitê Indígena de Mudanças Climáticas.

José Otávio Catafesto é professor do departamento de Antropologia da UFRGS. Etnoarqueólogo, integra o Laboratório de Arqueologia e Etnologia, que desenvolve projetos de pesquisa sobre territorialidade Mbyá-Guarani, etnoarqueologia emeríndia e quilombola e avalia os impactos de projetos de desenvolvimento sobre coletivos rurais.

Paulo Leivas é procurador regional da República. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, coordena o Núcleo de Apoio Operacional da 4ª Região da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e é membro do Grupo de Trabalho Educação Indígena. Também é professor da UFCSPA.

Telma Taurepang é coordenadora geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira. Ocupou diversas posições de referência na Frente de Organização Indígena, no Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima e na Secretaria de Mulheres Indígenas da América Latina.

A mediação é do jornalista Felipe Ewald, do Jornal da Universidade.

O Esquinas – Ciclo de debates reúne, a cada edição, especialistas de diferentes áreas do conhecimento e uma plateia diversa para que, com a mediação de um jornalista, discutam um tema da atualidade. O projeto busca, desse modo, reforçar o papel da Universidade como o espaço de confronto de ideias ao abrir espaço para que todos os presentes possam falar, perguntar e provocar.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000