Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Depoimentos de ex-alunos na abertura do Salão UFRGS evidenciam a presença da Universidade na sociedade

Depoimentos de ex-alunos na abertura do Salão UFRGS evidenciam a presença da Universidade na sociedade

Palestrantes convidados para a conferência de abertura do evento contaram histórias emocionantes de superação, empreendedorismo e reconhecimento
21/10/2019 15:01

Galeria de imagens

“Hoje é um grande dia. Trabalhamos durante o ano inteiro para mostrar no Salão UFRGS tudo o que fazemos na Universidade.” Com esta fala, a vice-reitora Jane Tutikian abriu na manhã desta segunda-feira, 21, o Salão UFRGS 2019, que tem como tema Universidade Presente e que se estende até sexta-feira, dia 25, no Campus do Vale. Conforme a vice-reitora, o mote deste ano surgiu naturalmente nas reuniões preparatórias do evento como uma resposta aos ataques que professores, pesquisadores e a universidade pública vêm sofrendo neste ano. “Nossa melhor resposta é mostrar como a UFRGS está presente na sociedade, mostrando tudo o que fazemos e como é nosso dia a dia na Universidade. O Salão é isso”, disse. O reitor Rui Vicente Oppermann lembrou que a sociedade está mobilizada junto com a comunidade acadêmica em defesa da Universidade. “Vamos resistir juntos. Esse é o Salão da resistência, pois ele foi planejado e executado em um cenário de restrição orçamentária e de acúmulo de dívidas, mas em nenhum momento pensamos em não realizar ou em reduzir este evento”, disse Oppermann.

Para a conferência de abertura, foram convidados quatro ex-alunos da UFRGS que têm trajetórias inspiradoras iniciadas em diferentes áreas da Universidade. Arthur Dambros, formado em Administração, é o fundador da TAG – Experiências Literárias, um clube de assinatura de livros que tem hoje mais de 50 mil associados ativos e 100 colaboradores na equipe. Primeiro convidado a falar, Arthur disse que a ideia de fazer a TAG nasceu na Escola de Administração, principalmente no período em que atuou na empresa PS Júnior, empresa júnior do curso de Administração. “Eu já ingressei na Administração com interesse no empreendedorismo e encontrei os estímulos na UFRGS, a partir do convívio com pessoas com interesses semelhantes e das experiências na PS Júnior e nas aulas”, disse. Arthur falou um pouco sobre as dificuldades enfrentadas nos primeiros meses e sobre os resultados positivos atuais, que extrapolam os objetivos iniciais. “A TAG despertou um senso de comunidade entre os associados. Eles promovem encontros presenciais em todo o Brasil para discutir as obras enviadas”, revelou, afirmando ter o sentimento de que o que ele faz é importante. “Para mim, empreendedorismo é colocar no mundo o que eu acho que o mundo deveria ter e ainda não tem. Hoje eu vejo isso acontecendo na prática. A UFRGS e a PS Junior dizem muito sobre mim”, finalizou o jovem empreendedor.

Também empreendedora, Camila Vargas, graduada em Ciências Agrárias pela UERGS e mestre em Fitotecnia pela UFRGS, falou sobre sua trajetória até criar a empresa BION, incubada no Centro de Biotecnologia da UFRGS. Pioneira em unir biotecnologia e tecnologia da informação no controle e monitoramento de pragas, a BION nasceu do sonho de Camila e dos seus sócios em trabalhar por uma agricultura mais limpa e mais sustentável. Emocionada, Camila, que atualmente faz o doutorado em Fitotecnia na UFRGS, contou como foi sua chegada a Porto Alegre, sozinha, com 21 anos, para iniciar o mestrado: ao mesmo tempo que conquistava seu objetivo, enfrentava os desafios de se organizar financeiramente para viver com os recursos da bolsa, longe da família, na cidade grande. “Encontrei aqui um ambiente que me abraçou. A UFRGS cuida dos seus alunos, ela dá o suporte para que a gente realize nossos sonhos”, disse. Camila participou da Maratona de Empreendedorismo em 2017 e foi uma das vencedoras, dando início à BION. “A UFRGS me abraçou quando eu quis ser pesquisadora e me abraçou novamente quando eu quis ser empreendedora”, finalizou.

As oportunidades surgidas já no segundo semestre da graduação em Pedagogia durante a Iniciação Científica ajudaram a escrever uma trajetória rica e dedicada ao ensino de robótica no ensino básico público vivida pela professora Cristiane Pelisolli Cabral. “A Iniciação Científica, com a professora Denise Leite, me abriu um novo mundo. Apresentei meu trabalho como bolsista no SIC e fui destaque no primeiro ano”, lembra Cristiane. A possibilidade de viajar e conhecer outros jovens pesquisadores no encontro da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) foi outra oportunidade oferecida pela UFRGS, lembrada por Cristiane como impulsionadora da sua carreira. Atuando como professora de Robótica Educacional para alunos do ensino fundamental, Cristiane também apresentou sua experiência no Salão de Ensino do ano passado, obtendo destaque pelo trabalho desenvolvido na EMEF Heitor Villa Lobos. Atualmente, como doutoranda em Educação pela UFRGS e colecionando resultados positivos dos seus alunos em olimpíadas de robótica no Brasil e no Exterior, Cristiane deixou um recado aos estudantes da UFRGS: “vivam a vida da Universidade. Entrar na UFRGS é uma janela que se abre para o mundo”.

A primeira estudante indígena a se graduar na Odontologia da UFRGS, Jéssica Vaz Silva, contou como foi sua caminhada até concluir o curso e começar a atuar como dentista na Terra Indígena de Nonoai, na aldeia de Pinhalzinho, município de Planalto, no norte do estado do Rio Grande do Sul. “Foi um processo difícil, mas saí da Universidade mais fortalecida como pessoa e vitoriosa por poder levar ao povo indígena atendimento de qualidade em saúde”, afirmou. Jéssica foi bolsista de Extensão e também teve a experiência de expor seu trabalho no Salão de 2015 e conquistar o Troféu Destaque.

Os relatos da manhã desta segunda-feira são uma pequena parte das contribuições da universidade pública para a sociedade. Ao longo do Salão UFRGS, até o dia 25, será possível conhecer muito mais. Acompanhe e participe da programação do maior evento anual da Universidade. O Salão UFRGS reúne os salões de Ensino, Iniciação Científica, Extensão, UFRGS Jovem, Finova e EDUFRGS. Confira no site www.ufrgs.br/salaoufrgs.

Confira o programa Acontece na UFRGS da UFRGS TV:

Confira a conferência na íntegra:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000