Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Diretora de Relações Internacionais da CAPES visita a UFRGS

Diretora de Relações Internacionais da CAPES visita a UFRGS

Heloísa Candia Hollnagel debateu sobre o andamento do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt)
23/10/2020 18:04

Na tarde desta sexta-feira, dia 23 de outubro, a UFRGS recebeu a visita da diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Heloísa Candia Hollnagel. Ela foi recebida no Gabinete do Reitor e participou de reunião de trabalho com o vice-pró-reitor de Pós-Graduação Júlio Barcellos e representantes da área da Pós-Graduação na UFRGS. O tema central foi o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), responsável pelo fomento das instituições brasileiras nas ações com instituições estrangeiras.

Na reunião, foram discutidas melhorias no desenvolvimento do PrInt na UFRGS, em vista do melhor aproveitamento das possibilidades de cooperação internacional e da contribuição que essa participação pode oferecer à Universidade e à sociedade. A diretora conversou com o reitor e demais representantes com o objetivo de apontar caminhos e buscar contribuições da UFRGS para o desenvolvimento do Programa PrInt. Segundo o vice-pró-reitor Júlio Barcellos, “uma das grandes metas desse programa é fazer com que ocorra uma aceleração da internacionalização para que nossos estudantes e professores atuem em redes de cooperação internacional na busca da solução dos grandes problemas da sociedade brasileira”.

Heloísa Hollnagel é graduada em Ciências Biológicas pela UFRGS e mestre e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). É professora 'Adjunto II' da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-Campus Osasco). Atualmente ocupa o cargo de diretora de Relações Internacionais da Capes.

Confira a reportagem da UFRGS TV sobre a visita

 

UFRGS no Programa Institucional de Internacionalização (PrInt)

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma das 36 universidades brasileiras a fazer parte do PrInt da Capes, constituindo uma rede de instituições responsáveis pela internacionalização no País. Vários programas de pós-graduação da UFRGS já possuíam ações e parcerias internacionais, com acordos de cooperação junto aos principais centros de pesquisas do mundo, mas a participação no PrInt consolida a instituição como um centro de referência internacional na formação dos programas de mestrado e doutorado. Além disso, deve ampliar, ao longo dos anos, o número de candidatos estrangeiros interessados na UFRGS e o envio de estudantes a outros países, entre outras ações.

São 65 pós-graduações de diversas áreas do conhecimento da Universidade que fazem parte do Programa. O edital vigente, em que a UFRGS foi contemplada, é válido até 2023. Segundo explica Júlio Barcellos, um dos papéis da Universidade é propagar essa internacionalização junto às demais instituições de ensino e pesquisa: “Também é objetivo compartilhar essas experiências e alavancar caminhos para a internacionalização de outras universidades, principalmente do Rio Grande do Sul, que não foram contempladas nesse projeto”. Desse modo, ainda segundo Barcellos, parte dos benefícios poderão ser estendidos àquelas instituições de menor porte.

Mais informações podem ser consultadas em: https://www.ufrgs.br/propg/printufrgs/

Notícia relacionada:
4/4/2019: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/ufrgs-lanca-programa-institucional-de-internacionalizacao

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000