Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Divulgada a lista de leituras obrigatórias do Vestibular 2021

Divulgada a lista de leituras obrigatórias do Vestibular 2021

Álbum Construção, de Chico Buarque, e obras de Conceição Evaristo, Isabela Figueiredo e Amílcar Bettega foram incluídos nesta edição
09/04/2020 11:02

A Comissão Permanente de Seleção (COPERSE) divulga a lista de 12 obras obrigatórias da prova de Literatura em Língua Portuguesa do Concurso Vestibular 2021. As novidades neste ano são a inclusão do álbum Construção, de Chico Buarque, e dos livros Caderno de memórias coloniais, de Isabela Figueiredo; Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo; e Deixa o quarto como está, de Amílcar Bettega. Oito obras permanecem as mesmas da edição anterior: os poemas selecionados de Florbela Espanca (veja a seleção no site); Bagagem, de Adélia Prado; São Bernardo, de Graciliano Ramos; As meninas, de Lygia Fagundes Telles; Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva; Papéis avulsos, de Machado de Assis; Úrsula, de Maria Firmina dos Reis; e Hamlet, de William Shakespeare.

Confira a lista no site da Comissão Permanente de Seleção (COPERSE)

Segundo a comissão do Instituto de Letras responsável pela lista de obras, a discussão para o acréscimo de novas leituras levou em conta a coerência com as edições anteriores, realizando a manutenção de estilos literários e escolas das obras que estão sendo substituídas. Como da lista sai Carolina Maria de Jesus, optou-se pelo nome de uma escritora herdeira dessa autora: Conceição Evaristo. Em outro caso, Valter Hugo Mãe, escritor português nascido em Angola, dá lugar a Isabela Figueiredo, portuguesa nascida em Moçambique. E Amílcar Bettega ingressa na lista em que figurou Michel Laub, ambos autores gaúchos contemporâneos. E o álbum de Chico Buarque ocupa o espaço que já foi de Elis e Tom nas últimas edições do Concurso Vestibular.

As novas obras

A protagonista que dá nome ao livro de Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio, é uma mulher negra do pós-abolição no Brasil. Num dos trechos, a realidade da personagem é bem ilustrada: “A vida escrava continua até os dias de hoje. Sim, ela era escrava também. Escrava de uma condição de vida que se repetia. Escrava do desespero da falta de esperança, da impossibilidade de travar novas batalhas, de organizar novos quilombos de inventar outra e nova vida”.

Caderno de memórias coloniais é uma obra autobiográfica da infância de Isabela Figueiredo, uma portuguesa que viveu esse período em Moçambique. Deixa o quarto como está, do gaúcho de São Gabriel Amílcar Bettega, foi incluído na lista da UFRGS. O livro ganhou o Prêmio Açorianos de 2003 na categoria contos.

Por fim, como tem sido costume nos últimos anos, uma das obras é sonora: o álbum Construção [1971] , de Chico Buarque, que traz músicas compostas no período entre o exílio na Itália e seu retorno ao Brasil. No disco estão, entre outras, músicas marcantes da carreira do cantor e compositor: Cotidiano, Minha História e Valsinha, além de Construção, que dá nome ao álbum.

As demais informações sobre a aplicação das provas, como edital e procedimentos de inscrição, serão divulgadas futuramente no site: www.ufrgs.br/vestibular.

Confira a lista completa

 

1 - ISABELA FIGUEIREDO

Caderno de memórias coloniais

 

2 - CHICO BUARQUE

Construção [álbum]


3 - CONCEIÇÃO EVARISTO

Ponciá Vicêncio


4 - AMÍLCAR BETTEGA

Deixa o quarto como está


5 - ADÉLIA PRADO

Bagagem


6 - GRACILIANO RAMOS

São Bernardo


7 - LYGIA FAGUNDES TELLES

As meninas


8 - MARCELO RUBENS PAIVA

Feliz ano velho


9 - FLORBELA ESPANCA

Poemas:1. Fanatismo; 2. Horas rubras; 3. Eu; 4. Vaidade; 5. Lágrimas ocultas; 6. A minha dor; 7. Suavidade; 8. Se tu viesses ver-me; 9. Ser poeta; 10. Fumo; 11. Frêmito do meu corpo; 12. Realidade; 13. Súplica; 14. Doce certeza; 15. Quem sabe?!...; 16. A Mulher I; 17. A Mulher II; 18. Amiga; 19. Ódio; 20. Amar!; 21. O maior bem; 22. Neurastenia.

Atenção: O item 13 (o soneto Súplica) está disponível neste link.

10 - MACHADO DE ASSIS

Papéis avulsos

 

11 - MARIA FIRMINA DOS REIS

Úrsula

 

12 - WILLIAM SHAKESPEARE

Hamlet

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000