Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Divulgados novos chamamentos de vagas remanescentes do Vestibular e do SiSU 2019

Divulgados novos chamamentos de vagas remanescentes do Vestibular e do SiSU 2019

Documentação obrigatória deve ser enviada entre os dias 10 e 16 de outubro. Candidato precisa ficar atento ao semestre de início na vaga de lotação
09/10/2019 18:13

Novos chamamentos para ocupação de vagas em cursos de graduação da UFRGS foram divulgados nesta quarta-feira, dia 9 de outubro. Estão publicadas as listas de 28º e 29º chamamentos de vagas remanescentes do Concurso Vestibular 2019 e de 27º chamamento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019.

O prazo de envio, pelo Portal do Candidato, de toda a documentação necessária para a comprovação dos requisitos para o preenchimento da vaga, seja a documentação acadêmica ou a documentação das ações afirmativas, é das 9h do dia 10 de outubro, quinta-feira, às 23h59 do dia 16 de outubro, quarta-feira. O não envio de documentação pelo Portal dentro do prazo leva à perda da vaga. Conforme o cronograma, a nova data de chamamentos, em caso de vagas remanescentes, é 17 de outubro.

Confira os editais:

28º chamamento do Vestibular (vagas remanescentes de 2019/1)
29º chamamento de vagas remanescentes do Vestibular (vagas remanescentes de 2019/2)
27º chamamento de vagas remanescentes do Sisu (vagas remanescentes de 2019/2)

 

Atenção: os candidatos precisam consultar nos editais o semestre de início das aulas (2020/1 ou 2020/2)!

Verificação étnico-racial
A próxima lista das sessões de aferição da autodeclaração étnico-racial será divulgada em 17 de outubro  para sessões previstas para os dias 28, 29 e 30 de outubro. Candidatos que ingressaram pelo SiSU ou pelo Vestibular 2019 nas modalidades L2, L4/L6, L10 e L14 precisam estar atentos às convocações que devem ser consultadas no site ufrgs.br/verificacaoautodeclaracao, observando os seguintes passos: primeiro, marcar o sistema de seleção de ingresso e, após, buscar pelo nome no campo ‘Pesquisar’. Nesse site estarão dia, horário e local para comparecimento.

Os candidatos L2 e L4/L6 só constarão nas Listagens de Convocação após encerrado o prazo de envio da documentação do edital em que foram chamados. Já os candidatos L10 e L14 só terão seus nomes nas Listagens de Convocação após terem homologada sua documentação que comprova a condição de pessoa com deficiência.

 

Como enviar os documentos

Os documentos obrigatórios para todos os candidatos são: histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio e documento de identificação. Além disso, no próprio portal, devem preencher devidamente a Declaração de Ocupação de Vaga de Graduação em Instituição Pública de Ensino Superior.

Além desses documentos obrigatórios a todos os candidatos, os ingressantes que foram classificados pelo Programa de Ações Afirmativas (L1, L2, L3/L5, L4/L6, L9, L10, L13 e L14) devem enviar a documentação referente à sua modalidade de ingresso. A PROGRAD reforça que os candidatos com necessidade de comprovação de renda precisam apresentar os comprovantes dos períodos estabelecidos em edital: Vestibular 2019 - de julho a setembro de 2018 - e SiSU 2019 – de outubro a dezembro de 2018. As informações específicas para cada modalidade podem ser consultadas no item 12 do Manual do Candidato e no item 9 do Edital.

As instruções relativas ao envio dos documentos (formato dos arquivos, tamanho máximo, navegadores recomendados para acesso ao Portal, etc.) estão disponíveis no Manual do Candidato do Vestibular, no Edital do SiSU e neste link. No próprio Portal do Candidato há um tutorial explicativo dos processos. Para acessar o Portal do Candidato, os candidatos via SiSU devem, respeitando o período estabelecido, solicitar o primeiro acesso e criar a senha de acesso.

Consulte o Edital do SiSU e o Manual do Candidato do Vestibular, além do Portal Ingresso.

 

Para facilitar o processo de matrícula, foram preparados vários materiais explicativos das principais dúvidas dos ingressantes. É importante ler com bastante atenção:

Documentação Acadêmica é para todos os candidatos?

Como fazer o envio da documentação?
Como comprovar que cursou Ensino Médio em Escola Pública?
Como é a matrícula de calouro 2019 que possui vínculo de graduação com a UFRGS?
O que é Registrato e como obter este documento?
Como funciona a ocupação das vagas de graduação?
Como é feita a comprovação de renda? Como é formado o grupo familiar?
O que os classificados em vagas destinadas a pessoas com deficiência precisam fazer?
Qual o procedimento para os classificados nas vagas reservadas por critérios étnico-raciais?
Quais os casos específicos previstos e como proceder na matrícula?
O que fazer depois de enviar corretamente os documentos pelo Portal?
Como funcionam os recursos da avaliação de documentos?

 

Após a leitura dos materiais informativos, caso ainda haja alguma questão, é possível enviar e-mail para ingresso@ufrgs.br.

#CarimbeSuaVaga

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000