Você está aqui: Página Inicial Notícias Classificados no Vestibular devem enviar documentação via Portal do Candidato

Classificados no Vestibular devem enviar documentação via Portal do Candidato

Após a divulgação do listão e dos chamamentos extras, os selecionados devem se atentar aos prazos para garantir a vaga na UFRGS
20/01/2017 17:12

Está disponível no site do Vestibular a lista de classificados no concurso. O listão também pode ser conferido no mural do Anexo 1 da Reitoria, na Avenida Paulo Gama, 110, no Campus Centro. Centenas de vestibulandos, muitos com familiares e amigos, vieram até a UFRGS conferir seu nome no mural. No local, houve muita festa, abraços e emoção.

Atualização: A UFRGS realizou, dia 7, o Terceiro Chamamento do CV 2017. Os  selecionados para as vagas remanescentes estão aptos para fazer primeira fase da matrícula.

Agora, é preciso ficar de olho nas etapas da matrícula. O processo de ocupação da vaga ocorre em duas etapas.

PRIMEIRA ETAPA:

  • Candidatos selecionados no terceiro chamamentos: envio de toda a documentação, conforme as orientações do Manual do Candidato, das 8h do dia 8 às 23h59min do dia 10, exclusivamente, via Portal do Candidato. Os documentos devem ser remetidos nos formatos pdf ou jpeg, de modo que os dados estejam legíveis.
  • O Portal do Candidato tem um espaço para envio da Documentação Acadêmica e um para envio da Documentação Socioeconômica. A documentação acadêmica é comum para todos os classificados. Já a documentação socioeconômica é solicitada apenas dos candidatos classificados para as vagas reservadas da Política de Ações Afirmativas da modalidade L1 e L2, que devem comprovar a condição de renda. Os formulários referentes à documentação acadêmica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prograd/ingresso-cv-sisu/formularios-sisu-cv e os de documentação socioeconômica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prae/analise.
  • Quem não dispõe de scanner ou máquina fotográfica digital e computador com acesso à internet pode usar os equipamentos do Decordi (Av Paulo Gama, 110, Anexo 1 da Reitoria – Campus Centro).
  • A documentação só é considerada enviada quando o candidato visualizar na tela o “Comprovante de envio de documentação via Portal do Candidato”, contendo a listagem de todos os arquivos enviados. O candidato que não completar todo o processo de envio da documentação até o prazo limite definido pela UFRGS perderá a vaga.
  • No Portal do Candidato, há um tutorial com explicações detalhadas para orientar o envio dos documentos.
  • O candidato classificado deverá acompanhar a homologação dos documentos enviados pelo Portal do Candidato, pois pode ser necessária a complementação de sua documentação. Este acompanhamento é muito importante para evitar a perda da vaga. É obrigação do candidato acessar a aba Resumo da Avaliação/Relatório de Pendências” do link “Documentação”. Quando houver alguma pendência, aparecerá na tela em vermelho o que deve ser corrigido pelo candidato e será informado um prazo máximo para solução. Quando o parecer da Avaliação for “Não Homologado”, nas etapas Acadêmica e/ou Socioeconômica, o candidato poderá interpor recurso, pelo Portal do Candidato, dentro do prazo informado.

SEGUNDA ETAPA:

  • Esta é a fase de efetivação da matrícula, que acontece presencialmente. Para os candidatos classificados para ingresso no primeiro semestre (2017/1) esta fase ocorrerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro, conforme a faixa horária de cada estudante, publicada no site da UFRGS. Os candidatos classificados para o segundo semestre (2017/2) terão a etapa de matrícula presencial entre os dias 04 e 06 de julho.
  • Esta etapa ocorre na Comissão de Graduação – Comgrad, na Unidade Acadêmica do curso para o qual o candidato foi classificado.
  • Todos os calouros precisarão apresentar RG e os documentos escolares originais enviados pelo Portal do Candidato. Os selecionados para vagas destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas deverão ratificar a opção feita por ocasião da inscrição no Vestibular 2017, assinando a autodeclaração étnico-racial diante da Comgrad.
  • Outras informações sobre esta etapa serão divulgadas em data mais próxima do período de matrícula presencial.

Dúvidas que não forem resolvidas após a leitura atenta do Manual do Candidato, podem ser encaminhadas para:

  • Dúvidas sobre documentação acadêmica: e-mail: academica@ufrgs.br ou telefones 51 3308.3251 e 3308.4105

 

Os boletins de desempenho dos candidatos estão disponíveis no Portal do Candidato.

Calouros podem consultar respostas a dúvidas frequentes na matrícula

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000