Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Divulgado o primeiro chamamento de vagas remanescentes do SiSU

Divulgado o primeiro chamamento de vagas remanescentes do SiSU

Candidatos estão relacionados para ingresso em 2020/1 e devem enviar documentação entre os dias 12 e 18 de fevereiro. Ordenamento também está atualizado com os nomes dos candidatos em lista de espera
11/02/2020 13:07

A Pró-Reitoria de Graduação divulga o primeiro edital de vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os candidatos estão relacionados para vagas do semestre 2020/1 e devem enviar toda documentação, entre 9h do dia 12 de fevereiro e 23h59 de 18 de fevereiro, de acordo com sua modalidade de ingresso, via Portal do Candidato como primeira etapa de matrícula. Quem nunca acessou o Portal deve escolher a opção ‘Primeiro Acesso’, durante o período de envio e cadastrar uma senha. Candidatos de ações afirmativas de condição étnico-racial (L2, L6, L10 e L14) precisam acompanhar as listas para verificação da autodeclaração. Próximo chamamento será no dia 1º de abril [confira outras datas abaixo].

Envio de documentos
Após o primeiro acesso no Portal do Candidato, é preciso realizar o envio completo da documentação. O Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome, em computadores de mesa, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets. Os arquivos devem ser digitalizados a partir dos originais (em formatos .pdf, .jpg ou .jpeg), precisam ter boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas) e apresentar todas as informações legíveis com tamanho máximo de 5Mb cada um. Na digitalização com câmeras de celular, o candidato deve conferir se estão visíveis todos os dados do documento. Após salvar os arquivos, é necessário clicar em “enviar” para a análise. O candidato receberá um comprovante desse envio.

Mais informações estão no Portal Ingresso

documentação acadêmica básica é: Certificado de Conclusão do Ensino Médio; Histórico Escolar completo do Ensino Médio; e Documento de identificação atualizado; além do preenchimento digital da Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior. Os candidatos aprovados que estejam terminando o Ensino Médio em 2019 e que não tenham o certificado de conclusão e/ou o histórico escolar devem encaminhar a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio preenchida e assinada pela instituição de ensino. Como se trata de um documento provisório, o candidato deverá encaminhar posteriormente a versão definitiva em prazo informado pela Comissão de Ingresso. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) reforça que os ingressantes precisam enviar todos os documentos. O não envio da documentação implica a perda da vaga.

Ações afirmativas

Os ingressantes nas modalidades de ações afirmativas (cotas) devem acompanhar as orientações do Edital do SiSU na UFRGS e no Portal Ingresso. Para estar apto a ocupar as vagas reservadas (L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13 e L14), é preciso comprovar ter cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública. Para as modalidades destinadas a pessoas com deficiência (L9, L10, L13 e L14), é necessário comprovar a condição, com laudo médico e relato histórico da deficiência, de acordo com as orientações do edital. Para as vagas destinadas a pessoas oriundas de famílias com renda média per capita inferior a 1,5 salário-mínimo (L1, L2, L9 e L10), é preciso comprovar a renda de todos os integrantes do grupo familiar, de acordo com a origem da renda, tendo como referência os meses de outubro, novembro e dezembro de 2019.

Para os autodeclarados nas condições étnico-raciais (L2, L6, L10 e L14) há dois processos de envio. Pretos e pardos devem preencher a autodeclaração étnico-racial no Portal do Candidato. Os indígenas devem digitalizar e enviar pelo Portal do Candidato a autodeclaração com todos os campos integralmente preenchidos, assinada e validada por lideranças da sua Comunidade ou representações institucionais, conforme modelo disponível no Edital. Esses candidatos precisam acompanhar, posteriormente, as convocações para as sessões de verificação da autodeclaração, que será presencial, de acordo com data e local publicados em www.ufrgs.br/verificacaoautodeclaracao.

Para quem fez Vestibular
O sistema de Ingresso do Concurso Vestibular e do SiSU são independentes. Em caso de candidato classificado em ambas as seleções, é necessário o envio da documentação para cada um dos processos seletivos conforme a modalidade em que foi classificado. Na fase presencial da matrícula, o candidato deve optar por uma das vagas, pois não é permitido ocupar duas vagas no sistema federal de ensino.

Como esclarecer dúvidas – Os candidatos devem ler atentamente todo o Edital. O Portal Ingresso também esclarece dúvidas frequentes dos ingressantes sobre temas como comprovação de renda, comprovação da condição de pessoa com deficiência, matrícula, documentos necessários, entre outros. Outra possibilidade é comparecer presencialmente ao Atendimento do Ingresso na Graduação, localizado no Anexo I da Reitoria, no Campus Centro. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. A Pró-Reitoria de Graduação também atende calouros pelo telefone (51) 3308-4800 e pelo e-mail ingresso@ufrgs.br.

Confira a página de chamamentos dos processos seletivos da UFRGS.

Ordenamento Geral e novos chamamentos

Novas chamadas serão realizadas enquanto houver vagas disponíveis e candidatos classificados na Lista de Espera não lotados em vaga, dentro do prazo de validade do concurso. No próximo chamamento começam as convocações de candidatos para vagas em 2020/2. O cronograma de chamamentos já programados, de acordo com o Edital do SiSU na UFRGS, é: 1º de abril, 9 de abril, 20 de abril e 28 de abril.

Neste dia 11 também é atualizado o Ordenamento Geral, onde é possível acompanhar a ocupação das vagas e a classificação do candidato na lista de espera. Conforme o Edital do SiSU na UFRGS, no item 4.5.1a partir dos chamamentos da Lista de Espera, os candidatos inscritos nas modalidades de reserva de vagas concorrerão também como ampla concorrência. Ou seja, diferentemente da chamada regular do SiSU, os candidatos de ações afirmativas também concorrem às vagas de acesso universal.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000