Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Doutor em Marketing pela UFRGS recebe prêmio de renomada associação estadunidense

Doutor em Marketing pela UFRGS recebe prêmio de renomada associação estadunidense

Divulgação da conquista aconteceu um dia antes da defesa da tese de doutorado
28/07/2020 16:13

Obter o grau de doutor é uma alegria de qualquer forma, mas para Rodrigo Heldt Silveira a comemoração foi tripla: além da qualificação, os examinadores recomendaram a aprovação com distinção, e, na véspera da defesa, foi agraciado com Prêmio Best Doctoral Student SIG Relationship Marketing, da American Marketing Association (AMA). A entidade seleciona estudantes com base em análise do desempenho acadêmico e da tese, como a de Rodrigo, “Abordagem Bottom-up para gerenciar clientes, categorias de produtos e marcas simultaneamente” (Bottom-up approach to manage customers, product categories, and brands simultaneously, no original).

“A abordagem bottom up (ou ‘de baixo para cima’) propõe um modelo de análise que permita ver de forma desagregada as relações entre categoria de produto, marca e cliente. Com isso, a empresa pode organizar os esforços dela ao redor de clientes sem perder a capacidade de gerir, com a mesma ferramenta, o desempenho futuro de marcas e das categorias de produtos. Essa gestão simultânea do valor futuro dessas três perspectivas ainda é pouco tratada na Administração e no Marketing, que é minha área”, explica Rodrigo. A abordagem pode representar um facilitador para as empresas, que geralmente usam análises individuais por cliente, ou tipo de produto, e têm dificuldade de organizar os esforços através do consumidor.

Rodrigo acredita que o cenário atual da área de marketing é propício para que a abordagem bottom up se consolide. Segundo sua avaliação, os gestores brasileiros estão valorizando mais o conhecimento científico, reconhecendo a importância do diálogo com os saberes vindos da universidade. “As empresas estão concorrendo com empresas estrangeiras que têm PhDs, como Amazon e Facebook. No exterior isso já é bastante conhecido, e agora os gestores brasileiros, inclusive nos órgãos de governo, também estão vendo a importância de tratar e utilizar os dados”, ressalta.

Incentivo - O reconhecimento pode, acredita Rodrigo, ser importante na continuidade da trajetória no ambiente universitário, que, além de ser o fator para premiação, também foi de onde saiu o incentivo para a inscrição no prêmio: “Uma parte do doutorado foi do tipo sanduíche, na Texas Christian University, nos Estados Unidos, onde também atuei como professor convidado. A proximidade com o ambiente universitário de lá foi importante para que eu conquistasse esse prêmio porque, depois que voltei ao Brasil, recebi e-mails de colegas da universidade sugerindo que eu me inscrevesse e elogiando meu trabalho”.

Agora, a perspectiva profissional segue também ligada ao meio acadêmico. Rodrigo já leciona há algum tempo, mas como professor assistente. “Ter um reconhecimento com professores deste nível de qualificação gera uma credibilidade a mais. Com certeza me ajuda a conseguir postos no trabalho no futuro, inclusive fora do país, até por que a AMA é uma das principais instituições de marketing no mundo”, comemora.

A UFRGS, o ponto de partida desta trajetória, é um espaço com que Rodrigo guarda forte relação afetiva, e que faz parte dos planos para o futuro . “Sou um entusiasta, vivo e defendo a UFRGS. Toda a trajetória devo à instituição e tenho uma gratidão incalculável e gosto muito da universidade. Provavelmente agora eu inicie um projeto de pós-doutorado e o grupo com que trabalho na UFRGS já está entrosado, trabalhamos bem juntos”, completa Rodrigo.


 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000