Doutora pela UFRGS recebe Menção Honrosa em Prêmio Tiradentes
A tese ‘Armas Estratégicas e Equilíbrio Internacional: a Política de Defesa da Rússia no século XXI - aspectos normativos e operacionais’, escrita pela doutora Larlecianne Piccolli, egressa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI/UFRGS), recebeu Menção Honrosa no Prêmio Tiradentes. Larlecianne aborda em seu trabalho a disputa por primazia nuclear dos Estados Unidos na Política de Defesa da Rússia (PDR), sendo que ela concorreu ao Prêmio com outros 131 trabalhos de doutorado.
O estudo de Piccolli, orientado pelo professor José Miguel Quedi Martins, do curso de Relações Internacionais e do PPGEEI, mostra como o avanço de programas e sistemas militares estadunidenses cercam as capacidades de persuasão da Rússia. Além disso, analisa como a Política de Defesa de Moscou estabelece um posicionamento ‘reativo-defensivo’ a esses avanços, em prol de sua segurança e soberania.
A doutora acredita que o reconhecimento de seu trabalho vem cobrir uma lacuna de pesquisa sobre Rússia no Brasil. Ela ressalta, ainda, a importância da representatividade feminina em espaços de pesquisa majoritariamente ocupados por homens, como são os estudos de Segurança Internacional e Defesa.
O concurso é realizado pelo Ministério da Defesa (MD), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nesta edição, a competição recebeu 244 inscrições para o Prêmio Tiradentes de todas as regiões do país e premiou as melhores dissertações e teses sobre Defesa Nacional.
Confira mais informações em: