Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Doutoranda da FCE conquista prêmio de Economia Regional

Doutoranda da FCE conquista prêmio de Economia Regional

16/07/2018 09:03

Maria Eduarda de Lima e Silva, aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Economia da FCE, venceu o Prêmio BNB de Economia Regional, promovido pelo Banco do Nordeste. Ela conquistou o 1º lugar com sua pesquisa de mestrado, em que se dedicou a estudar o Programa Farmácia Popular do Brasil.

No trabalho premiado, Maria concluiu que há uma desigualdade regional de acesso aos medicamentos no país, visto que as regiões com maior cobertura do Programa Farmácia Popular são as localidades relativamente mais desenvolvidas do Brasil. A pesquisadora também observou que, em termos de destinação de recursos financeiros, o Programa analisado foi priorizado pelo Governo Federal em relação à assistência farmacêutica convencional do SUS. Já no que tange o mercado de estabelecimentos farmacêuticos, o estudo de Maria Eduarda revelou que a adesão ao Programa reduziu em mais de 50% o risco de morte das farmácias, sendo os estabelecimentos de pequeno porte os mais beneficiados.

A dissertação de Maria Eduarda foi defendida em fevereiro deste ano, na Universidade Federal da Paraíba, sob orientação de Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida e coorientação de Ignácio Tavares de Araújo Júnior. A possibilidade de continuar estudando economia da saúde, no entanto, fez com que a pesquisadora optasse por realizar o doutorado na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. “Eu vim para UFRGS justamente pela oportunidade de poder trabalhar com o professor Giácomo Balbinotto e ampliar meu campo de conhecimento”, explica a pós-graduanda.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000