Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Dupla diplomação entre UFRGS e Universidad Nacional del Litoral, da Argentina, tem primeiros concluintes

Dupla diplomação entre UFRGS e Universidad Nacional del Litoral, da Argentina, tem primeiros concluintes

Oferta de titulação entre duas universidades latino-americanas é inovadora
12/06/2020 18:43

A parceria entre a UFRGS e a Universidad Nacional del Litoral (UNL), na Argentina, para a oferta de dupla diplomação começou após diálogos promovidos via Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), entidade que surgiu justamente para fortalecer colaborações acadêmicas entre instituições públicas de ensino superior nos países mais ao Sul da América Latina. Nesse contexto é que a UFRGS firmou o primeiro convênio, no ano de 2016, para dupla diplomação com um país não europeu. E a concretização dessa parceria se dá com a conclusão dos primeiros estudantes que terão, a partir deste ano de 2020, diploma de graduação válido em território argentino e brasileiro.

A parceria da UFRGS com a UNL para a dupla diplomação começou com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) e, posteriormente, foi estendida para a Faculdade de Arquitetura. Os estudantes de graduação permanecem entre três e quatro semestres na instituição parceira e recebem o diploma em ambas as universidades. O primeiro aluno a receber a titulação simultânea é Federico Yoya, da UNL, que fez a defesa virtual de seu trabalho de conclusão em Engenharia de Recursos Hídricos no final do mês de maio. Ele cursou disciplinas na UFRGS entre março de 2017 e junho de 2018 e apresentou à banca o trabalho intitulado "Projeto de fechamento do Arroio Colastiné Viejo superior para controle da entrada de sedimentos no sistema Leyes-Setúbal.

Segundo a orientadora da experiência de Yoya na UFRGS, Edith Beatriz Schettini, professora do IPH, “Federico se adaptou muito bem a nosso ensino e, entre seus colegas, fez amigos com os quais mantém contato. Ele foi um excelente aluno”. Ela informa que os alunos brasileiros da Engenharia Hídrica Felipe Paulo Azevedo e Lucas Pereira, já formados pela UFRGS, aguardam os trâmites na universidade argentina para receberem o segundo diploma, num processo afetado pelo distanciamento social causado pela pandemia de covid-19. Segundo Edith Beatriz, o Instituto ainda tem mais quatro estudantes que estarão aptos nos próximos anos a obter o duplo diploma: Manuela Bouzinha Rodrigues e Carolina Marques Rodrigues (da Engenharia Ambiental), além de Ezequiel Cardozo e Giulia Pacheco (Engenharia Hídrica).

 

Experiência inovadora

Para o Secretário de Relações Internacionais da UFRGS, Nicolas Maillard, a dupla diplomação é uma conquista importante para os estudantes envolvidos, pois poderão exercer a profissão nos dois países. Ele destaca ainda a importância para a Universidade: “Para o processo de equivalência, é preciso realizar a comparação com o currículo no exterior, e isso aumenta a qualidade, pois serve de reflexão a partir da comparação entre aquilo que é ofertado aqui e o que é oferecido na outra universidade. Disciplinas e práticas passam a fazer parte do currículo”. Ele destaca também que a dupla diplomação é um reconhecimento do parceiro no exterior do valor do diploma da UFRGS.

Antes do convênio com a Universidad Nacional del Litoral, a UFRGS mantinha a mesma oferta de dupla titulação apenas com França, Alemanha e Itália. Nicolas Maillard aponta essa colaboração entre os países latino-americanos como inédita e fruto do bom funcionamento da AUGM, “que tem se esforçado em fomentar a parceria entre as instituições de ensino superior na América Latina”. Maillard complementa ainda: "A ação é exemplar da forma como a UFRGS enxerga a internacionalização no passado e no futuro (mesmo pós-covid-19): com parcerias internacionais fortes e profundas, melhoria na qualidade de nossas formações, oferta de mais diversidade cultural a nossos alunos e reforço na integração regional”.

Notícia relacionada: Atiividades do Grupo Montevidéu ocorrem na UFRGS, em 25/5/2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000