Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Dúvida do dia – Como é feita a comprovação de renda? Como é formado o grupo familiar?

Dúvida do dia – Como é feita a comprovação de renda? Como é formado o grupo familiar?

Todos os candidatos classificados nas modalidades L1, L2, L9 e L10 precisam comprovar que a renda familiar bruta mensal é igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita.
22/01/2019 09:27

A obtenção de isenção ou desconto do pagamento da inscrição do Vestibular não tem relação com a etapa de matrícula na Universidade, portanto, todos os candidatos classificados para as vagas destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita devem enviar os documentos que comprovam esta condição. As modalidades que exigem esta comprovação são L1, L2, L9 e L10.

Nos editais de cada processo seletivo (VestibularSiSU e PSE BIOMAR) estão elencados todos os documentos necessários para comprovação de renda, de acordo com o tipo de atividade de cada integrante do grupo familiar. Os documentos básicos (do candidato e de todos os integrantes do seu grupo familiar) que devem ser apresentados são:

  • Formulário Socioeconômico (preenchido no Portal do Candidato)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - exceto menores de 14 anos;
  • Relatório Registrato do Banco Central (orientações para obtenção deste documento no site do Banco Central);
  • extratos de todas as contas bancárias que as pessoas do grupo familiar possuírem (corrente, poupança, aplicação financeira etc.) do período especificado pelo edital (Vestibular 2019 - de julho a setembro de 2018; SiSU 2019 – de outubro a dezembro de 2018; PSE BIOMAR - de setembro a novembro de 2018)
  • documento de identificação atualizado.

Além disso, devem ser entregues os comprovantes de renda de todos os integrantes do grupo familiar, conforme o tipo de renda (assalariado, aposentado, proprietário/sócio de empresa, renda proveniente de atividade rural, profissional liberal, etc), elencados no edital/Manual do Candidato de cada processo seletivo (Vestibular, SiSU ou PSE BIOMAR).

É importante salientar que renda familiar bruta mensal é a soma dos rendimentos brutos auferidos por todas as pessoas da família. O candidato também precisa estar atento para os conceitos de grupo familiar: a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio. Como morador, considera-se a pessoa que tem o domicílio como local habitual de residência e nele reside na data de abertura das inscrições do processo seletivo (Vestibular, SiSU ou PSE BIOMAR). Saiba mais sobre grupo familiar:

Há alguns casos especiais que devem ser observados:

  • candidato solteiro, com idade até 24 anos, deverá apresentar documentação completa de sua família de origem, mesmo quando residente em domicílio diferente daquela;
  • candidato solteiro e sem vínculo empregatício, independentemente da idade, deverá apresentar documentação completa de sua família de origem, mesmo quando residente em domicílio diferente daquela;
  • para membros declarados no grupo familiar que não tenham relação de parentesco com o candidato, ou cuja família de origem (pai e/ou mãe) é diferente da do candidato, deverá ser apresentada documentação comprobatória do vínculo e da dependência econômica (termo de guarda) e/ou documentação de renda da família de origem, quando for o caso;

Todos os documentos exigidos para comprovar renda devem ser enviados através do Portal do Candidato, na forma de arquivos digitalizados de boa qualidade gerados exclusivamente a partir de documentação original, obrigatoriamente dentro do prazo estabelecido em cada chamamento (saiba mais sobre como digitalizar e enviar os documentos).

Após postar toda a documentação, o candidato deve acompanhar, no próprio Portal do Candidato, as atualizações do processo de análise, pois a resposta sobre a homologação será comunicada somente por esse canal. Só estará apto a realizar a matrícula presencial o estudante que tiver a homologação confirmada.

Check list da comprovação de renda (L1, L2, L9 e L10)

  • Consultar o Manual do Candidato e verificar quais os documentos básicos exigidos e os demais, de acordo com o tipo de rendimento do candidato e de cada um dos integrantes do grupo familiar;
  • Reunir todos os documentos necessários e digitalizá-los;
  • Enviar, através do Portal do Candidato, todos os documentos no prazo estabelecido: além da documentação acadêmica, que é exigida para todos os classificados, enviar também os documentos específicos da modalidade de ingresso;
  • Acompanhar pelo Portal do Candidato as atualizações do processo de análise.

Ficou com alguma dúvida? Consulte o Portal Ingresso para mais informações. É possível, também, enviar e-mail para ingresso@ufrgs.br.

Confira sempre o Edital e o Manual do Candidato (Vestibular), o Edital do SiSU e o Manual do Candidato (PSE BIOMAR).

Confira as outras dúvidas do dia:

Documentação Acadêmica é para todos os candidatos?
Como fazer o envio da documentação?
Como comprovar que cursou Ensino Médio em Escola Pública?
Como é a matrícula de calouro 2019 que possui vínculo de graduação com a UFRGS?
O que é Registrato e como obter este documento?
Como funciona a ocupação das vagas de graduação?
O que os classificados em vagas destinadas a pessoas com deficiência precisam fazer?
Qual o procedimento para os classificados nas vagas reservadas por critérios étnico-raciais?
Quais os casos específicos previstos e como proceder na matrícula?
O que fazer depois de enviar corretamente os documentos pelo Portal?
Como funcionam os recursos da avaliação de documentos?

#CarimbeSuaVaga

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000