Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Dúvida do dia – Como funcionam os recursos da avaliação de documentos?

Dúvida do dia – Como funcionam os recursos da avaliação de documentos?

Candidato não homologado tem até três dias úteis para responder apresentar as justificativas
29/01/2019 13:24

O candidato ingressante na graduação da UFRGS envia pelo Portal do Candidato a documentação comprobatória da vaga para a qual foi classificado. No processo de análise, as diversas comissões responsáveis podem não homologar a documentação, diante de documentos ilegíveis, incompletos, rasurados, entre outros motivos, bem como indicar a não comprovação da ação afirmativa para o qual o candidato esteja lotado em vaga. Nesses casos, o candidato pode entrar com recurso fundamentado, que é feito por meio de preenchimento de formulário no próprio Portal do Candidato, acompanhado da documentação obrigatória, quando for necessário.

O envio do recurso somente estará concluído após a emissão do comprovante pelo sistema. Todo o processo de análise deve ser acompanhado via Portal, sendo de total responsabilidade do candidato a frequente verificação. No preenchimento do requerimento do recurso, o candidato argumenta ou contrapõe todas as informações indicadas pela comissão de análise, bem como reúne documentação obrigatória, quando for necessário. O prazo de interposição de recurso é de no máximo de três dias úteis após a não homologação. O não cumprimento do prazo significa a perda da vaga. O limite é de um recurso para cada etapa do processo de análise, a saber: acadêmica, de renda, étnico-racial e da pessoa com deficiência. A ordem das avaliações está disponível na tabela indicada aqui.

No caso da pessoa com deficiência, a comissão responsável, conforme especificidade do caso, poderá realizar uma inspeção médica e/ou uma entrevista presencial, com comparecimento obrigatório no prazo estabelecido. Nos casos de recurso de análise socioeconômica, entre outras solicitações a Comissão responsável, conforme a especificidade de cada caso, poderá: avaliar elementos que demonstrem patrimônio ou padrão de vida incompatível com a renda declarada; realizar entrevistas e visitas ao local de domicílio do candidato e de sua família de origem; consultar cadastros de informações socioeconômicas, nacionais e locais e quaisquer sistemas de informação ou meios de comunicação de acesso público.

Checklist do recurso

  • Acompanhar a análise de documentos pelo Portal do Candidato;
  • Interpor o recurso de forma fundamentada em até 3 dias úteis;
  • Cumprir as exigências que forem solicitadas (comparecer a entrevista, perícia médica, etc);
  • Acompanhar o andamento do recurso.

Ficou com alguma dúvida? O Plantão de Atendimento da Matrícula está montado de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Mezanino do Museu da UFRGS, na Avenida Osvaldo Aranha, 277, Farroupilha – Campus Centro (Durante o período da tarde, a única entrada no Campus Centro será pela Avenida Paulo Gama). Consulte o Portal Ingresso para mais informações. É possível, também, enviar e-mail para ingresso@ufrgs.br.

Confira sempre o Edital e o Manual do Candidato do Vestibular, o Edital do SiSU e o Manual do Candidato do PSE Biomar.

Confira as outras dúvidas do dia:

Documentação Acadêmica é para todos os candidatos?
Como fazer o envio da documentação?
Como comprovar que cursou Ensino Médio em Escola Pública?
Como é a matrícula de calouro 2019 que possui vínculo de graduação com a UFRGS?
O que é Registrato e como obter este documento?
Como funciona a ocupação das vagas de graduação?
Como é feita a comprovação de renda? Como é formado o grupo familiar?
O que os classificados em vagas destinadas a pessoas com deficiência precisam fazer?
Qual o procedimento para os classificados nas vagas reservadas por critérios étnico-raciais?
Quais os casos específicos previstos e como proceder na matrícula?
O que fazer depois de enviar corretamente os documentos pelo Portal?

#CarimbeSuaVaga

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000