Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Dúvida do dia – o que é Registrato e como obter este documento?

Dúvida do dia – o que é Registrato e como obter este documento?

Emitido pelo Banco Central, o Registrato é obrigatório para candidatos, incluindo todos os membros do grupo familiar, que ingressam pelas cotas L1, L2, L9 e L10 e precisam comprovar condição de renda
18/01/2019 08:47

Todos os candidatos classificados para as vagas destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita (modalidades L1, L2, L9 e L10) devem enviar os documentos que comprovam esta condição. Na relação de documentos obrigatórios, disponível no edital do processo seletivo, há um especialmente que causa muitas dúvidas - o Registrato. Pouco conhecido, o Registrato é o extrato do Registro de Informações no Banco Central, ou seja, um documento que contém a relação de instituições financeiras com as quais a pessoa física ou jurídica mantém algum relacionamento (como conta corrente, poupança e investimentos). Esta é uma informação importante para a análise da condição de renda, porque, a partir da relação de vínculo com instituições financeiras informada no Registrato, a Universidade tem como saber se o candidato enviou extratos de todas as instituições financeiras com as quais ele e os integrantes do seu grupo familiar mantêm relacionamento.

Qualquer pessoa física pode obter seu Registrato, basta seguir as orientações disponíveis no site do Banco Central (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato). A forma mais rápida é através do próprio site do Banco Central, desde que o requerente tenha acesso a Internet Banking. Há também a opção de solicitar presencialmente em uma representação do Banco Central em algumas capitais brasileiras (em Porto Alegre é na Rua 7 de Setembro, 586), no horário das 10h às 16h. Outra opção é encaminhar a solicitação por correspondência, mediante preenchimento e envio de formulário próprio disponível no site do Banco Central. Todas as modalidades de obtenção do Registrato e respectivas orientações podem ser acessadas no site do Banco Central. A recomendação da UFRGS é que o candidato e os integrantes do seu grupo familiar acessem o site com antecedência, identifiquem a forma mais adequada para obtenção do documento e sigam as orientações. O Banco Central também fornece informações pelo telefone 145.

A UFRGS pode, mediante autorização do candidato, buscar o Registrato no Banco Central, mas a recomendação é que só se faça uso deste instrumento em último caso, pois pode demorar para que a Universidade receba o retorno do Banco Central, o que atrasa a análise da documentação. Além disso, é importante que o candidato e demais integrantes do seu grupo familiar verifiquem as instituições financeiras listadas no Registrato para ter certeza que juntaram os extratos de todas elas relativas ao período estabelecido no edital do processo seletivo (Vestibular 2019 - de julho a setembro de 2018; SiSU 2019 – de outubro a dezembro de 2018; PSE BIOMAR - de setembro a novembro de 2018). Se houver divergência de informação, os documentos não serão homologados, e o candidato terá apenas três dias (prazo de recurso) para juntar os extratos faltantes.

Caso o candidato venha a autorizar a UFRGS a buscar o relatório Registrato CCS, deve preencher o formulário disponível neste link.

Os demais documentos exigidos para comprovação de renda estão elencados no edital do processo seletivo (Vestibular 2019SiSu 2019 e PSE BIOMAR).

Ficou com alguma dúvida? Consulte o Portal Ingresso para mais informações. É possível, também, enviar e-mail para ingresso@ufrgs.br.

Confira as outras dúvidas do dia:

Documentação Acadêmica é para todos os candidatos?
Como fazer o envio da documentação?
Como comprovar que cursou Ensino Médio em Escola Pública?
Como é a matrícula de calouro 2019 que possui vínculo de graduação com a UFRGS?
Como funciona a ocupação das vagas de graduação?
Como é feita a comprovação de renda? Como é formado o grupo familiar?
O que os classificados em vagas destinadas a pessoas com deficiência precisam fazer?
Qual o procedimento para os classificados nas vagas reservadas por critérios étnico-raciais?
Quais os casos específicos previstos e como proceder na matrícula?
O que fazer depois de enviar corretamente os documentos pelo Portal?
Como funcionam os recursos da avaliação de documentos?

#CarimbeSuaVaga

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000