Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Dúvida do dia – quais os casos específicos previstos e como proceder na matrícula?

Dúvida do dia – quais os casos específicos previstos e como proceder na matrícula?

Algumas especificidades devem ser observadas, como é o caso dos ingressantes estrangeiros ou que concluíram o Ensino Médio no exterior e dos candidatos que optaram pelo curso de Educação Física
24/01/2019 17:40

Se a matrícula é um processo que exige bastante atenção de todos os candidatos, em função da documentação exigida e dos prazos, alguns ingressantes apresentam situações específicas, que requerem documentos diferenciados. Calouros de nacionalidade estrangeira e/ou que concluíram o Ensino Médio no exterior, candidatos das modalidades L1, L2, L9 e L10 que possuem estrangeiros no grupo familiar e ingressantes dos cursos de Educação Física devem ficar atentos a essas documentações especiais.

Candidatos estrangeiros ou com estrangeiros no grupo familiar - Na primeira etapa da matrícula (para os classificados no 1º e no 2º semestre), todos os candidatos devem enviar, pelo Portal do Candidato, a documentação acadêmica. Um dos documentos que compõem esse bloco é o de identificação. No caso dos estrangeiros, devem ser enviados documento de identidade de estrangeiro (RNE), com indicação do visto adequado, e passaporte, devidamente atualizado. Os candidatos estrangeiros oriundos dos países signatários do Acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados Parte do Mercosul e Estados Associados, porém, não precisam apresentar passaporte.

No caso dos classificados por Ações Afirmativas, é necessário, ainda, postar os documentos específicos de acordo com a modalidade de classificação (essa documentação é referente a egressos de Escola Pública, pretos, pardos e indígenas, pessoas com deficiência e comprovação de renda). No caso dos ingressantes pela modalidades L1, L2, L9 e L10, que precisam comprovar que a renda familiar bruta mensal é igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, deve ser apresentado documento de identificação de todo o grupo familiar. Se um dos integrantes do grupo familiar for estrangeiro, deve ser apresentado o documento de identidade específico (RNE) e passaporte, devidamente atualizados (dispensando-se, novamente, o passaporte para os oriundos dos países signatários do Acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados Parte do Mercosul e Estados Associados).

Calouros que concluíram o Ensino Médio no exterior – Na primeira fase de matrícula, os candidatos que cursaram o 3º ano ou todo o Ensino Médio no exterior devem enviar, pelo Portal do Candidato, a Declaração de Equivalência de Estudos, emitida pelo Conselho Estadual de Educação (informações neste link). O documento deve ser postado em uma pasta específica do Portal e, posteriormente, ser apresentado na etapa presencial da matrícula. Os ingressantes que realizaram apenas o 1º e/ou o 2º ano do Ensino Médio no exterior não precisam apresentar essa declaração.

Candidatos classificados no curso de Educação Física - Todos os calouros dos cursos de Educação Física (tanto licenciatura quanto bacharelado) devem entregar, no dia da matrícula presencial, o Atestado Médico de Capacidade Física, fornecido por médico, com carimbo e assinatura. Confira o modelo aqui. A Comissão de Ingresso ressalta, no entanto, que os candidatos ingressantes no curso de Educação Física pelas modalidades L9, L10, L13 e L14 (reservadas a pessoas com deficiência) devem apresentar, além do atestado, toda a documentação exigida para comprovar a condição de pessoa com deficiência.

 

Checklists:

Candidato estrangeiro:

  • Na primeira etapa da matrícula, enviar pelo Portal do Candidato: Histórico Escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, documento de identidade de estrangeiro (RNE), com indicação do visto adequado, e passaporte, devidamente atualizado. Também preencher o formulário de ocupação ou não de outra vaga de graduação em universidade pública.
  • Se ingressante pelas Ações Afirmativas (cotas), encaminhar a documentação específica para a modalidade de ingresso (conforme Manual do Candidato), pelo Portal
  • Acompanhar pelo Portal do Candidato as atualizações do processo de análise.

 

Candidatos das modalidades L1, L2, L9 e L10 que possuem estrangeiros no grupo familiar:

  • Consultar o Manual do Candidato e verificar quais os documentos básicos exigidos e os demais, de acordo com o tipo de rendimento do candidato e de cada um dos integrantes do grupo familiar. No caso do familiar estrangeiro, considerar que o documento de identificação deve ser o documento de identidade de estrangeiro (RNE), com indicação do visto adequado, e passaporte, devidamente atualizado.
  • Reunir todos os documentos necessários e digitalizá-los;
  • Enviar, através do Portal do Candidato, todos os documentos no prazo estabelecido: além da documentação acadêmica, que é exigida para todos os classificados, enviar também os documentos específicos da modalidade de ingresso;
  • Acompanhar pelo Portal do Candidato as atualizações do processo de análise.

 

Candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior:

  • Tramitar junto ao Conselho Estadual de Educação a Declaração de Equivalência de Estudos;
  • Consultar o Manual do Candidato e verificar quais os documentos exigidos para a modalidade de ingresso.
  • Digitalizar toda a documentação e enviar pelo Portal do Candidato
  • Acompanhar pelo Portal do Candidato as atualizações do processo de análise.

 

Classificados para os cursos de Educação Física:

  • Consultar o Manual do Candidato e verificar quais os documentos exigidos para a modalidade de ingresso.
  • Providenciar atestado médico, com carimbo e assinatura, que confirme a capacidade do candidato para exercícios físicos (confira o modelo aqui)
  • Digitalizar toda a documentação e enviar pelo Portal do Candidato
  • Acompanhar pelo Portal do Candidato as atualizações do processo de análise.

 

Ficou com alguma dúvida? O Plantão de Atendimento da Matrícula está montado até 1º de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Mezanino do Museu da UFRGS, na Avenida Osvaldo Aranha, 277, Farroupilha – Campus Centro. Consulte o Portal Ingresso para mais informações. É possível, também, enviar e-mail para ingresso@ufrgs.br.

Confira sempre o Edital e o Manual do Candidato do Vestibular, o Edital do SiSU e o Manual do Candidato do PSE Biomar.

Confira as outras dúvidas do dia:

Documentação Acadêmica é para todos os candidatos?
Como fazer o envio da documentação?
Como comprovar que cursou Ensino Médio em Escola Pública?
Como é a matrícula de calouro 2019 que possui vínculo de graduação com a UFRGS?
O que é Registrato e como obter este documento?
Como funciona a ocupação das vagas de graduação?
Como é feita a comprovação de renda? Como é formado o grupo familiar?
O que os classificados em vagas destinadas a pessoas com deficiência precisam fazer?
Qual o procedimento para os classificados nas vagas reservadas por critérios étnico-raciais?
O que fazer depois de enviar corretamente os documentos pelo Portal?
Como funcionam os recursos da avaliação de documentos?

#CarimbeSuaVaga

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000