Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Dúvida do dia: como funciona a ocupação das vagas de graduação?

Dúvida do dia: como funciona a ocupação das vagas de graduação?

21/01/2019 11:45

Os candidatos classificados no Vestibular e no SiSU – tanto para o 1º quanto para o 2º semestre – precisam estar atentos ao prazo de envio de documentação. No caso do Vestibular 2019, o período é de 21 a 27 de janeiro; no SiSU, de 30 de janeiro a 04 de fevereiro; e no PSE BIOMAR, de 28 de janeiro a 03 de fevereiro. Todos os ingressantes devem digitalizar e enviar, pelo Portal do Candidato, a seguinte documentação: histórico escolar e certificado de conclusão de Ensino Médio e documento de identificação.  Neste momento, também é necessário preencher um formulário em que o candidato declara se ocupa ou não outra vaga em instituição pública de ensino superior. Além destes documentos, os classificados na reserva de vagas (L1, L2, L3/L5, L4/L6, L9, L10, L13 ou L14) devem enviar documentação específica conforme a modalidade: renda, racial ou de pessoa com deficiência.

Outra dúvida comum dos ingressantes é em relação a remanejo do segundo para o primeiro semestre. A Comissão de Ingresso esclarece que isso não é possível. No caso de não ocupação de vagas do primeiro semestre, haverá chamamentos de candidatos que estão aguardando vaga, não daqueles que foram classificados para o segundo semestre.

Para as vagas remanescentes do Vestibular, no dia 30 de janeiro, será realizado o primeiro chamamento, que pode ser seguido de outros, caso ainda haja vagas ociosas. No caso do SiSU, o primeiro chamamento será publicado no dia 8 de fevereiro e do PSE BIOMAR, no dia 04 de fevereiro. A UFRGS segue o Ordenamento Geral e não é necessária a manifestação de interesse neste momento. Se houver necessidade, poderão ser utilizadas sistemáticas de confirmação de interesse na vaga ou chamadas para expectativa de vaga de forma presencial e/ou virtual, mas isso estará detalhado em edital específico.

Checklist:

Como esclarecer dúvidas sobre o ingresso na UFRGS

Todas as informações sobre o ingresso via Vestibular estão disponíveis no Edital do SiSU, no Edital e no Manual do Candidato do Vestibular e no Manual do Candidato do PSE BIOMAR. O Portal Ingresso também pode ser consultado pelos candidatos.  Outra opção é comparecer ao Plantão de Atendimento da Matrícula, montado de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Mezanino do Museu da UFRGS, na Avenida Osvaldo Aranha, 277, Farroupilha – Campus Centro, até 1º de fevereiro. É possível, também, enviar e-mail para ingresso@ufrgs.br.

Confira as outras dúvidas do dia:

Documentação Acadêmica é para todos os candidatos?
Como fazer o envio da documentação?
Como comprovar que cursou Ensino Médio em Escola Pública?
Como é a matrícula de calouro 2019 que possui vínculo de graduação com a UFRGS?
O que é Registrato e como obter este documento?
Como é feita a comprovação de renda? Como é formado o grupo familiar?
O que os classificados em vagas destinadas a pessoas com deficiência precisam fazer?
Qual o procedimento para os classificados nas vagas reservadas por critérios étnico-raciais?
Quais os casos específicos previstos e como proceder na matrícula?
O que fazer depois de enviar corretamente os documentos pelo Portal?
Como funcionam os recursos da avaliação de documentos?

#CarimbeSuaVaga

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000