Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Dúvida do Dia na Matrícula: como fazer o envio da documentação?

Dúvida do Dia na Matrícula: como fazer o envio da documentação?

Primeira etapa da matrícula é feita online e documentação deve ser enviada pelo Portal do Candidato. Confira as normas que devem ser observadas.
15/01/2019 12:45

A matrícula dos classificados no Vestibular, SisU ou PSE BIOMAR é feita em duas etapas. A primeira parte é realizada inteiramente online e consiste no envio da documentação pelo Portal do Candidato, dentro do prazo estabelecido no respectivo chamamento. É obrigatório para todos os candidatos, independente da modalidade em que foram classificados, o envio da documentação acadêmica: histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio e documento de identificação. Também nesta primeira etapa é necessário preencher um formulário no Portal, em que o candidato declara se ocupa ou não outra vaga de graduação em instituição pública de ensino superior.

Além desses documentos obrigatórios a todos os candidatos, os ingressantes que foram classificados pelo Programa de Ações Afirmativas devem enviar a documentação referente à modalidade de ingresso. As informações específicas para cada modalidade podem ser consultadas no item 12 do Manual do Candidato do Vestibular, no item 9 do Edital do SiSU e no item 13 do Manual do Candidato do PSE BIOMAR.

Os documentos devem ser digitalizados no formato .jpg, .jpeg ou .pdf, em arquivos de, no máximo, 5MB de tamanho, com todas as informações legíveis. Os candidatos podem utilizar um scanner ou telefone celular (com boa resolução de câmera) para digitalizar as páginas, que não podem ser cortadas ou rasuradas.

Quem não possuir acesso a esses equipamentos pode dirigir-se ao DECORDI, localizado no Anexo I da Reitoria, no Campus Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Neste local, está disponível um computador com scanner que pode ser utilizado para a digitalização dos documentos. No entanto, a Comissão de Ingresso ressalta que o uso dos equipamentos é de responsabilidade de cada candidato, não havendo, no local, serviço de orientação sobre o envio da documentação.

Uma vez digitalizados os documentos, o candidato deve acessar o Portal por meio de um computador, nos navegadores Firefox e Chrome – não é recomendado o acesso por dispositivos móveis, como celulares ou tablets. Os arquivos devem ser postados nas abas correspondentes e, quando toda a documentação estiver postada corretamente, é necessário finalizar o processo e aguardar o comprovante de envio que será emitido pelo sistema.

Após a finalização, não é mais possível alterar os arquivos. O sistema não permite finalizar o envio enquanto toda a documentação obrigatória (acadêmica, para todos os candidatos, e as específicas de cada modalidade de ingresso) não for postada.

 

Check list do Envio pelo Portal do Candidato

  • Conferir a lista dos documentos necessários para a modalidade de classificação
  • Digitalizar os documentos em um dos formatos aceitos (Até 5MB cada)
  • Acessar o Portal do Candidato (nos prazos específicos)
  • Postar os documentos nas abas correspondentes
  • Conferir o comprovante de envio emitido pelo sistema

 

Confira o vídeo tutorial:

 

Em caso de dúvidas, consulte o Edital e o Manual do Candidato do Vestibular, o Edital do SiSU, o Manual do Candidato do PSE BIOMAR e o Portal Ingresso. Também é possível enviar e-mail para ingresso@ufrgs.br.

 

Confira as outras dúvidas do dia:

Documentação Acadêmica é para todos os candidatos?
Como comprovar que cursou Ensino Médio em Escola Pública?
Como é a matrícula de calouro 2019 que possui vínculo de graduação com a UFRGS?
O que é Registrato e como obter este documento?
Como funciona a ocupação das vagas de graduação?
Como é feita a comprovação de renda? Como é formado o grupo familiar?
O que os classificados em vagas destinadas a pessoas com deficiência precisam fazer?
Qual o procedimento para os classificados nas vagas reservadas por critérios étnico-raciais?
Quais os casos específicos previstos e como proceder na matrícula?
O que fazer depois de enviar corretamente os documentos pelo Portal?
Como funcionam os recursos da avaliação de documentos?

 

#CarimbeSuaVaga

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000