Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Dúvida do Dia na Matrícula - Documentação Acadêmica é para todos os candidatos?

Dúvida do Dia na Matrícula - Documentação Acadêmica é para todos os candidatos?

Documento de Identificação, Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, além de declaração sobre ocupação de vaga em instituição pública formam este bloco
14/01/2019 16:45

O Portal e as redes sociais da Universidade divulgam uma série de informações para ajudar os ingressantes nos cursos de graduação. Etapa obrigatória para todos os candidatos (acesso universal e ações afirmativas) é a postagem no Portal do Candidato da Documentação Acadêmica. Mas o que é necessário para comprovar a situação acadêmica? É preciso ter concluído o Ensino Médio ou basta um atestado? E quem já concluiu o Ensino Superior não precisa desse certificado? Veja a seguir e leia o Edital do Vestibular, no item 12.9, o Edital do SiSU, item 9.2 e o Manual do Candidato do PSE BIOMAR, item 13.

A documentação de condição acadêmica comprova que o candidato concluiu a totalidade do Ensino Médio e apresenta Histórico Escolar e Certificado. Em alguns casos, os dois documentos estão em apenas uma folha, basta que o candidato poste uma vez no Portal. O histórico precisa conter carga horária e componente curricular, ou seja, número de horas cursadas e a descrição das disciplinas. Obviamente, precisa estar assinado pela autoridade competente. Os documentos são obrigatórios até para o candidato que já possui um curso superior. Não serão aceitos atestados de conclusão.

Nos casos de curso técnico integrado, o candidato precisa ter concluído todo o processo e candidatos que cursaram o 3º ano ou todo o Ensino Médio fora do país precisam apresentar a declaração de equivalência de estudos. Para os casos de ingressantes pelo sistema de ações afirmativas (cotas) a totalidade desse Ensino Médio precisa ter sido cursada em Escola Pública. A Comissão de Ingresso recomenda que os candidatos solicitem esses documentos junto às escolas de origem com antecedência.

Demais documentos

Outro caso de comprovação necessária a todos candidatos é o documento de identificação atualizado, que contenha fotografia clara do mesmo e esteja em bom estado de conservação. Os órgãos expedidores validados estão descritos nos respectivos editais. Desde já se afirma a validade de RG, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho e aqueles expedidos por Ordens e Conselhos Profissionais e Forças Armadas, entre outros. Documentos como TRI ou Carteira de Estudante, por exemplo, não são válidos para tal comprovação. Estrangeiros precisam enviar RNE válido e Passaporte.

O último documento da condição acadêmica é a Declaração de ocupação ou não de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior (especificar caso seja na própria UFRGS). O caso ocorre pelo fato de não ser possível cursar duas graduações em instituições públicas simultaneamente. O candidato que marcar positivo neste formulário terá um prazo para se desvincular de um dos cursos após a etapa de matrícula presencial. Aos que não ocupam vaga, basta o preenchimento negativo. Este formulário será preenchido digitalmente no Portal do Candidato.

Consulte o Portal Ingresso para mais informações!

Aos candidatos ingressantes via aceso universal e ações afirmativas L3/L5 (apenas egresso de Escola Pública, sem condição étnico-racial e sem comprovação de renda), o envio se encerra com a documentação acadêmica, tendo os candidatos de L3/L5 que comprovar nesses documentos a integralidade do Ensino Médio em Escola Pública. Aos ingressantes das demais ações afirmativas, é preciso comprovar as outras condições nos formulários específicos de tais condições.

Check list da Documentação Acadêmica:

  • Histórico Escolar
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio
  • Documento de Identificação
  • Declaração de ocupação ou não de outra vaga de graduação em Instituição Pública de Ensino Superior

Consulte o Manual do Candidato do Vestibular, o Edital do SiSU e o Manual do Candidato do PSE BIOMAR.

Ficou com alguma dúvida? Consulte o Portal Ingresso para mais informações. É possível, também, enviar e-mail para ingresso@ufrgs.br.

#CarimbeSuaVaga

Confira as outras dúvidas do dia:

Como fazer o envio da documentação?
Como comprovar que cursou Ensino Médio em Escola Pública?
Como é a matrícula de calouro 2019 que possui vínculo de graduação com a UFRGS?
O que é Registrato e como obter este documento?
Como funciona a ocupação das vagas de graduação?
Como é feita a comprovação de renda? Como é formado o grupo familiar?
O que os classificados em vagas destinadas a pessoas com deficiência precisam fazer?
Qual o procedimento para os classificados nas vagas reservadas por critérios étnico-raciais?
Quais os casos específicos previstos e como proceder na matrícula?
O que fazer depois de enviar corretamente os documentos pelo Portal?
Como funcionam os recursos da avaliação de documentos?

Confira a entrevista feita pela Rádio da Universidade com a servidora Letícia Fernandes, sobre a documentação obrigatória:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000