Você está aqui: Página Inicial Notícias Editais de chamamento para vagas remanescentes do Vestibular e do SiSU são divulgados

Editais de chamamento para vagas remanescentes do Vestibular e do SiSU são divulgados

Lista contempla apenas ingressantes no semestre 2017/1. Postagem de documentos pode ser feita até segunda-feira, dia 24 de abril
19/04/2017 15:39

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga nesta quarta-feira, dia 19, novos editais de chamamento para ocupação de vagas remanescentes do Vestibular (Edital nº 8/2017) e SiSU (Edital 6/2017). O prazo para envio dos documentos pelo Portal do Candidato começa hoje, às 16h, e se estende até 23h59 da segunda-feira, dia 24 de abril. A avaliação dos documentos segue nos dias posteriores e aqueles que tiverem homologação até 27 de abril devem comparecer para matrícula no dia 2 de maio. Nestes chamamentos não estão listados candidatos de 2017/2, pois as vagas do segundo semestre serão realocadas apenas após o fim do processo do primeiro.

Os classificados convocados devem estar atentos aos seguintes procedimentos e prazos, sob pena de perda da vaga:

PRIMEIRA ETAPA (ONLINE)

  • Envio de toda a documentação obrigatória eletronicamente pelo Portal do Candidatodas 16h de 19 de abril às 23h59min do dia 24 de abril. Os documentos devem ser remetidos conforme as orientações do Manual do Candidato, nos formatos .pdf ou .jpeg, de modo que os dados estejam legíveis.
  • Portal do Candidato tem um espaço para envio da Documentação Acadêmica e um para envio da Documentação Socioeconômica. A documentação acadêmica é comum para todos os classificados. Já a documentação socioeconômica é solicitada apenas dos candidatos classificados para as vagas reservadas da Política de Ações Afirmativas da modalidade L1 e L2, que devem comprovar a condição de renda. Os formulários referentes à documentação acadêmica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prograd/ingresso-cv-sisu/formularios-sisu-cv e os de documentação socioeconômica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prae/analise.
  • Quem não dispõe de scanner ou máquina fotográfica digital e computador com acesso à internet pode usar os equipamentos do Decordi (Av. Paulo Gama, 110, Anexo 1 da Reitoria – Campus Centro).
  • A documentação só é considerada enviada quando o candidato visualizar na tela o “Comprovante de envio de documentação via Portal do Candidato”, contendo a listagem de todos os arquivos enviados. O candidato que não completar todo o processo de envio da documentação até o prazo limite definido pela UFRGS perderá a vaga.
  • No Portal do Candidato, há um tutorial com explicações detalhadas para orientar o envio dos documentos.
  • O candidato classificado deverá acompanhar a homologação dos documentos enviados pelo Portal do Candidato, pois pode ser necessária a complementação de sua documentação. Este acompanhamento é muito importante para evitar a perda da vaga. É obrigação do candidato acessar a aba “Resumo da Avaliação/Relatório de Pendências” do link “Documentação”. Quando houver alguma pendência, aparecerá na tela em vermelho o que deve ser corrigido pelo candidato e será informado um prazo máximo para solução. Quando o parecer da Avaliação for “Não Homologado”, nas etapas Acadêmica e/ou Socioeconômica, o candidato poderá interpor recurso, pelo Portal do Candidato, dentro do prazo informado.

SEGUNDA ETAPA (PRESENCIAL) EM 2 DE MAIO

  • Esta é a fase de efetivação da matrícula, que acontece presencialmente. Todos os candidatos com documentação homologada até o final do dia 27 de abril farão a matrícula presencial dia 2 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h nas Comissões de Graduação na Unidade Acadêmica do curso para o qual o candidato foi classificado.
  • Nesta etapa presencial, os candidatos deverão apresentar os originais ou cópias autenticadas dos seguintes documentos enviados pelo Portal do Candidato:

- Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio; 
- Documento de Identificação (próprio e do grupo familiar, no caso de candidatos L1 e L2); 
- Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior; 
- Declaração de ciência das regras da reserva de vagas (para candidatos L1, L2, L3/L5 e L4/L6); 
- Autodeclaração étnico-racial (para candidatos L2 e L4/L6). A Autodeclaração étnico-racial deverá ser preenchida e assinada no momento da Matrícula Presencial.

Confira os contatos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000