Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Editoras universitárias reúnem-se na UFRGS

Editoras universitárias reúnem-se na UFRGS

16/05/2019 11:07

Na noite de 14 de maio ocorreu a cerimônia de abertura do 2º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e da 32ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), no Centro Cultural da UFRGS. Estiveram presentes o reitor Rui Oppermann, a vice-reitora Jane Tutikian, o presidente da ABEU, Marcelo Di Renzo, e o vice-presidente da ABEU, Alex Niche Teixeira. Para um público com cerca de 130 participantes, o diretor Alex Niche Teixeira relacionou o tema “O presente do livro universitário: velhos desafios, novas adversidades” com o atual cenário de crise no plano macropolítico e econômico, na produção editorial, a exemplo do colapso de grandes livrarias e queda geral dos níveis de leitura, e no recente anúncio de cortes nos recursos de educação superior e básica. Destacou a atuação da ABEU, assim como da universidade brasileira, com seu espírito de trabalho voltado à divulgação científica, associativismo e fortalecimento mútuo das editoras associadas.

O presidente da ABEU, Marcelo Di Renzo, cumprimentou todos os que acolheram o desafio de construírem o evento para um diálogo sobre o presente e sobre o mundo da edição universitária.  O reitor Rui Oppermann ressaltou que a universidade é um espaço autônomo, local de pesquisas, de reflexão e crítica, de interação com a comunidade. "É onde se produz o conhecimento, e esta produção do saber está nos livros", disse. Oppermann ressaltou que 2019 é um ano de destaque para a UFRGS, quando a universidade completa 85 anos com excelentes índices de avaliação e aumento da eficácia.

Na sequência da programação ocorreu a conferência de abertura com Elea Gimenez Toledo, Diretora do Grupo de Investigação sobre o Livro Acadêmico do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha. Os eventos reúnem equipes de editoras universitárias, institutos de pesquisa brasileiros e outros participantes, por subsidiarem as atividades editoriais com a atualização de conhecimento técnico-científico e o intercâmbio de experiências. Os eventos são promovidos pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e pela Editora da UFRGS.

Feira do Livro

Em paralelo aos eventos, ocorre até 18 de maio no Campus Centro a Feira do Livro da UFRGS, com descontos a partir 50% para a compra de livros. A Feira do Livro fica aberta de terça a sexta-feira, das 11h às 20h, e no sábado das 8h às 14h, durante a realização do UFRGS Portas Abertas. Os estandes estão localizados em frente à Faculdade de Educação.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000