Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Egressa da UFRGS tem projeto financiado por concorrido fundo europeu

Egressa da UFRGS tem projeto financiado por concorrido fundo europeu

Marcileia Zanatta é mestre e doutora em Química pela UFRGS e colabora com um projeto de divulgação científica do Instituto de Química
19/02/2021 09:01

A mestre e doutora em Química pela UFRGS Marcileia Zanatta recebeu uma bolsa individual “Marie Skłodowska-Curie” para financiar sua pesquisa sobre dispositivos catalíticos feitos por impressão 3D capazes de converter gás carbônico em produtos de maior valor agregado. O financiamento, concedido pela Comissão Europeia, é uma das bolsas mais concorridas por jovens pesquisadores. O projeto, avaliado com nota 95,4, será desenvolvido pelos próximos dois anos na Universidade Jaume I (Espanha), em colaboração com o European Membrane Institute in Montpellier (França).

No mestrado e doutorado na UFRGS, Marcileia foi orientada pelos professores Jairton Dupont e Francisco Santos. Ela também realizou o pós-doutorado no Laboratório de Catálise Molecular (LAMOCA), entre 2017 e 2019, e atuou como professora voluntária e substituta no Departamento de Química Inorgânica da UFRGS. Atualmente, a pesquisadora trabalha no Centro de Ciências dos Materiais (CENIMAT|i3N) na Universidade Nova de Lisboa e participa do projeto de extensão “Divagação Científica” [clique aqui para escutar], ligado ao departamento de Físico-Química da UFRGS.

Para a pesquisadora, a obtenção do financiamento representa um reconhecimento do projeto. “Além disso, é uma enorme oportunidade de colaborações e visibilidade internacional”, acrescenta. Marcileia destaca que a Universidade a acolheu em todas as esferas do conhecimento, pois foi aluna de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de ter atuado como docente no Colégio de Aplicação e no Instituto de Química. A pesquisadora ressalta a importância da Universidade na sua trajetória: “Foi na UFRGS que comecei a desenvolver projetos de pesquisa relacionados ao reuso de CO2, os quais têm gerado grandes conquistas na minha vida profissional. Além disso, foi na UFRGS que tive contato com professores e pesquisadores excelentes que me deram as ferramentas necessárias para seguir em frente. A qualidade de ensino e pesquisa desenvolvidos na UFRGS foram e ainda são essenciais para minha carreira”, afirma.

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000