Egresso da FCE contribui com projeto de segurança pública que venceu premiação mundial
Uma iniciativa do governo do RS para reduzir a criminalidade nos últimos anos venceu o prêmio Gartner, o maior reconhecimento de tecnologia aplicada à gestão pública do mundo. O sistema de estatística criminal que trabalha com análise de dados para traçar estratégias de prevenção e repressão de crimes foi escolhido como o grande vencedor do Gartner Eye on Innovation Awards for Government 2021 em todo o continente americano.
O projeto conta com a participação de Henrique Joner, egresso do curso de mestrado profissional em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (FCE). E foi justamente a pesquisa desenvolvida na Universidade que levou o agora mestre em Economia a integrar a equipe.
Durante o mestrado, Joner se dedicou a estudar como os crimes estavam distribuídos em Porto Alegre, avaliando locais e horários em que as ocorrências aconteciam. A partir dessa análise, foram desenvolvidos diversos modelos para prever, com ciência de dados, a ocorrência dos crimes no espaço urbano. A pesquisa contou com o apoio dos orientadores de Joner: Carlos Schönerwald e Nelson Seixas, professores do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS.
“Ambos direcionaram as suas disciplinas para modelos computacionais de análise de dados, e isso fez toda a diferença na minha formação. Cada um deu ênfase em uma linguagem de programação distinta, fazendo com que nós tivéssemos que desenvolver habilidades de análise tanto em R quanto em Python, permitindo que saíssemos do curso com grande conhecimento dos potenciais e particularidades de cada uma delas”, elogia o egresso.
Joner acredita que a Universidade tem um papel fundamental na orientação e no desenvolvimento de pesquisas que proporcionem resultados inovadores para o poder público e para a segurança pública, área em que atua. “Não é comum nos órgãos de segurança brasileiros, em especial nas polícias, a existência de pessoal especializado no desenvolvimento de pesquisas e análises de dados. Por isso é fundamental que a Universidade seja parceira do poder público no desenvolvimento de ferramentas inovadoras que auxiliem no combate à criminalidade, trazendo mais qualidade de vida para toda a sociedade”, ressalta.
Após concluir o mestrado e apresentar a pesquisa à Secretaria de Segurança Pública do RS, onde Joner já atuava como servidor, ele foi chamado a integrar o programa RS Seguro, que utiliza o sistema de estatística criminal premiado pela Gartner. Com a implantação do RS Seguro, lançado em 2019, o Rio Grande do Sul obteve reduções recordes nos indicadores de criminalidade.
Como funciona o sistema
A partir do trabalho de ciência de dados, a plataforma de análise tecnológica automatiza cálculos e fornece relatórios em padrões visuais para acelerar e aprimorar a leitura das informações sobre as ocorrências. Desse modo, o sistema facilita o monitoramento dos indicadores criminais e ajuda os governantes a traçarem estratégias de prevenção e repressão.
A atuação de Joner no projeto é voltada aos aspectos técnicos do sistema. “Minha participação é especificamente na área de análise espacial, ou seja, identificando as áreas urbanas com tensão criminal ou que merecem atenção em função do seu risco provável. E isso auxilia diretamente no planejamento operacional das forças de segurança”, explica o mestre em Economia e cientista de dados do governo do RS.
RS Seguro
RS Seguro é o Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública, que busca soluções para a melhoria dos indicadores de criminalidade no Rio Grande do Sul. O programa é norteado por quatro eixos principais: combate ao crime, políticas sociais preventivas e transversais, qualificação do atendimento ao cidadão e sistema prisional. Com a integração de diversas áreas do governo do Estado, o RS Seguro é executado em parceria com a União, Municípios, outros Poderes, iniciativa privada e sociedade civil.
Mais informações sobre o RS Seguro podem ser obtidas no site da Secretaria de Segurança Pública do RS. A dissertação de mestrado de Henrique Joner está disponível na plataforma Lume. Contatos com o pesquisador pelo e-mail hjoner@gmail.com.
*Texto: equipe de Comunicação da Faculdade de Ciências Econômicas - UFRGS