Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Egresso da FCE contribui com projeto de segurança pública que venceu premiação mundial

Egresso da FCE contribui com projeto de segurança pública que venceu premiação mundial

Henrique Joner, mestre em Economia, trabalhou com modelos computacionais de análise de dados para traçar estratégias de prevenção e repressão de crimes
09/12/2021 12:16

Uma iniciativa do governo do RS para reduzir a criminalidade nos últimos anos venceu o prêmio Gartner, o maior reconhecimento de tecnologia aplicada à gestão pública do mundo. O sistema de estatística criminal que trabalha com análise de dados para traçar estratégias de prevenção e repressão de crimes foi escolhido como o grande vencedor do Gartner Eye on Innovation Awards for Government 2021 em todo o continente americano.

O projeto conta com a participação de Henrique Joner, egresso do curso de mestrado profissional em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (FCE). E foi justamente a pesquisa desenvolvida na Universidade que levou o agora mestre em Economia a integrar a equipe.

Durante o mestrado, Joner se dedicou a estudar como os crimes estavam distribuídos em Porto Alegre, avaliando locais e horários em que as ocorrências aconteciam. A partir dessa análise, foram desenvolvidos diversos modelos para prever, com ciência de dados, a ocorrência dos crimes no espaço urbano. A pesquisa contou com o apoio dos orientadores de Joner: Carlos Schönerwald e Nelson Seixas, professores do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS.

“Ambos direcionaram as suas disciplinas para modelos computacionais de análise de dados, e isso fez toda a diferença na minha formação. Cada um deu ênfase em uma linguagem de programação distinta, fazendo com que nós tivéssemos que desenvolver habilidades de análise tanto em R quanto em Python, permitindo que saíssemos do curso com grande conhecimento dos potenciais e particularidades de cada uma delas”, elogia o egresso.

Joner acredita que a Universidade tem um papel fundamental na orientação e no desenvolvimento de pesquisas que proporcionem resultados inovadores para o poder público e para a segurança pública, área em que atua. “Não é comum nos órgãos de segurança brasileiros, em especial nas polícias, a existência de pessoal especializado no desenvolvimento de pesquisas e análises de dados. Por isso é fundamental que a Universidade seja parceira do poder público no desenvolvimento de ferramentas inovadoras que auxiliem no combate à criminalidade, trazendo mais qualidade de vida para toda a sociedade”, ressalta.

Após concluir o mestrado e apresentar a pesquisa à Secretaria de Segurança Pública do RS, onde Joner já atuava como servidor, ele foi chamado a integrar o programa RS Seguro, que utiliza o sistema de estatística criminal premiado pela Gartner. Com a implantação do RS Seguro, lançado em 2019, o Rio Grande do Sul obteve reduções recordes nos indicadores de criminalidade.

 

Como funciona o sistema

A partir do trabalho de ciência de dados, a plataforma de análise tecnológica automatiza cálculos e fornece relatórios em padrões visuais para acelerar e aprimorar a leitura das informações sobre as ocorrências. Desse modo, o sistema facilita o monitoramento dos indicadores criminais e ajuda os governantes a traçarem estratégias de prevenção e repressão.

A atuação de Joner no projeto é voltada aos aspectos técnicos do sistema. “Minha participação é especificamente na área de análise espacial, ou seja, identificando as áreas urbanas com tensão criminal ou que merecem atenção em função do seu risco provável. E isso auxilia diretamente no planejamento operacional das forças de segurança”, explica o mestre em Economia e cientista de dados do governo do RS.

 

RS Seguro

RS Seguro é o Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública, que busca soluções para a melhoria dos indicadores de criminalidade no Rio Grande do Sul. O programa é norteado por quatro eixos principais: combate ao crime, políticas sociais preventivas e transversais, qualificação do atendimento ao cidadão e sistema prisional. Com a integração de diversas áreas do governo do Estado, o RS Seguro é executado em parceria com a União, Municípios, outros Poderes, iniciativa privada e sociedade civil.

Mais informações sobre o RS Seguro podem ser obtidas no site da Secretaria de Segurança Pública do RS. A dissertação de mestrado de Henrique Joner está disponível na plataforma Lume. Contatos com o pesquisador pelo e-mail hjoner@gmail.com.

 

*Texto: equipe de Comunicação da Faculdade de Ciências Econômicas - UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000