Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Egresso do PPG Ciências Farmacêuticas recebe prêmio pela Fundação Rennes 1

Egresso do PPG Ciências Farmacêuticas recebe prêmio pela Fundação Rennes 1

Em sua tese de doutorado, Rafael Gomes Von Borowski descobriu uma molécula capaz de desestabilizar biofilmes bacterianos, o que facilita o combate a bactérias
03/07/2020 12:17

O egresso do PPG Ciências Farmacêuticas Rafael Gomes Von Borowski é um dos vencedores do Prêmio de Tese 2019 da Fundação Rennes 1, da França. Com a tese “Obtenção de peptídeos e peptidomiméticos de Capsicum baccatum var. Pendulum (Solanaceae) visando atividade antibiofilme”, defendida em 2019, o pesquisador conquistou o primeiro lugar na área de Ciências da Vida. A relação dos premiados foi divulgada nesta quinta-feira, 2 de julho.

Na pesquisa, Rafael relatou a descoberta da capsicumicina, uma molécula isolada da pimenta dedo-de-moça que tem o poder de desestabilizar biofilmes bacterianos. Esses biofilmes são uma espécie de “película” ou “filme adesivo”, produzidos pelas bactérias mais resistentes, que formam uma camada protetora contra a ação do sistema imunológico e dos antibióticos. O pesquisador descobriu que, com a ação da capsicumicina, os biofilmes perdem a função de proteção e as bactérias podem ser eliminadas mais facilmente por antibióticos e pelo sistema imunológico.

A tese foi desenvolvida graças ao acordo Capes/Confecub, que fomenta o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa do Brasil e da França. A orientação foi dos professores Simone Gnoatto, do PPG Ciências Farmacêuticas da UFRGS, e Reynald Gillet, da Université de Rennes 1.

Confira um vídeo em que Rafael explica a pesquisa [em francês]:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000