Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Embaixador da Macedônia do Norte visita a UFRGS

Embaixador da Macedônia do Norte visita a UFRGS

Atividade abriu caminhos para parcerias com universidades do país da península balcânica
24/06/2019 18:09

Galeria de Imagens

O embaixador da Macedônia do Norte no Brasil, Ivica Bocevski, foi recebido nesta segunda-feira, dia 24 de junho, no Salão Nobre da Reitoria da UFRGS, pelo reitor Rui Oppermann e pelo secretário de Relações Internacionais Nicolas Maillard. Também participaram da recepção dois docentes do Instituto de Física: Dimiter Hadjimichef, de origem macedônica, e César Vasconcellos.

O embaixador apresentou brevemente a situação do país, que está em processo de ingresso na OTAN e tem o propósito de fazer parte da União Europeia. Nas palavras de Bocevski, o país vive um momento de “estabelecimento de conexões”. Sobre as possibilidades de cooperações, foram indicadas áreas de interesse em intercâmbios para a Macedônia do Norte, como medicina, agricultura, medicina veterinária e metrologia. O diplomata destacou a participação da Macedônia do Norte nas redes europeias de cooperação acadêmica, como Erasmus e Horizon 2020.

Parceria
Bocevski disse que em seu país, como no Brasil, as universidades têm autonomia, mas se comprometeu a levar um memorando de entendimento à principal instituição de ensino superior local, a Universidade dos Santos Cirilo e Metódio, em Escópia (Skopje), capital da Macedônia do Norte. A Secretaria de Relações Internacionais (RELINTER/UFRGS) se comprometeu com a elaboração do documento.

O reitor da UFRGS apresentou as principais frentes de pesquisa da Universidade e declarou o interesse em estabelecer contato com as instituições de ensino e de pesquisa do país da península balcânica. O embaixador Bocevski também expôs dados sobre economia, política e relações internacionais.

‘do Norte’

O país, que tem uma população de pouco mais de 2 milhões de habitantes, passou a usar, recentemente, o nome oficial República da Macedônia do Norte como tentativa de trégua em disputas sobre o topônimo ‘Macedônia’ com a Grécia, que possui uma região de mesmo nome.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000